Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários

uma meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46636

Palavras-chave:

Meta-análise, Intervenção, Autorregulação da aprendizagem, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Os benefícios da incorporação da tecnologia na educação são promissores. O objetivo deste estudo é caracterizar as intervenções desenvolvidas para promover a aprendizagem autorregulada com o uso de tecnologias e determinar sua eficácia. O método foi uma meta-análise baseada nos padrões PRISMA, identificando estudos na Web of Science, Scopus e Eric e sua posterior análise e seleção utilizando o software Rayyan. A amostra foi de seis estudos. As análises dos dados foram realizadas utilizando o software Jamovi. Os resultados mostraram uma caracterização insuficiente das intervenções quanto ao número, frequência e duração das sessões. Todas utilizaram o modelo de autorregulação de Zimmerman, mas poucos estudos especificaram um modelo tecnológico. Os tipos de tecnologias utilizadas foram LMS e aplicativos móveis, e os instrumentos foram escalas de autorrelato do tipo Likert. A meta-análise mostrou que as intervenções foram eficazes, fornecendo uma estimativa de 0,55 com um intervalo de confiança de 95% de 0,22, 0,88. O teste de tamanho de efeito total foi significativo (z = 3,25, p = 0,001). Conclui-se que as intervenções com o uso de tecnologias são eficazes na promoção da autorregulação. Implicações práticas são apresentadas considerando esses resultados para o Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola Sáez-Delgado, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Facultad de Educación, Departamento Fundamentos de la Pedagogía, Concepción, Chile

Pesquisador acadêmico da Faculdade de Educação e Diretor Adjunto do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), Chile. Chefe do programa de Mestrado em Ciências da Educação da UCSC. Professora, licenciada em educação, mestre em educação e doutora em psicologia pela Universidade de Concepción, Chile. Sua linha de pesquisa são as variáveis motivacionais cognitivas dos processos de ensino e aprendizagem; também as variáveis de saúde mental em comunidades educacionais. É professora do Programa de Doutorado em Educação da UCSC em Pesquisa em Educação e Análise de Dados Quantitativos usando o software estatístico R. Especializou-se em revisões sistemáticas de literatura, psicometria e análise de modelos preditivos e explicativos em Educação. Membro do Grupo Internacional de Pesquisa Sociedade, Educação e Psicologia (GISEP). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7993-5356. E-mail: fsaez@ucsc.cl

Javier Mella-Norambuena, Universidad Técnica Federico Santa María, Departamento de Ciencias, Concepción, Chile

Professor do Departamento de Ciências da Universidade Técnica Federico Santa María, Concepción, Chile. Ele é professor, bacharel em educação e mestre em psicologia da saúde pela Universidade de Concepción, Chile. É doutorando no Programa de Doutorado em Educação da Universidad Católica de la Santísima Concepción, Chile. Seus interesses de pesquisa são variáveis cognitivo-motivacionais nos processos de ensino e aprendizagem; e variáveis de saúde mental em comunidades educacionais. Ela se especializou em revisões sistemáticas da literatura, metodologia de pesquisa e análise de dados quantitativos com os softwares SPSS, RStudio e Python. Membro do Grupo Internacional de Pesquisa Sociedade, Educação e Psicologia (GISEP). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4288-142X. E-mail: javier.mellan@usm.cl

Yaranay López-Angulo, Universidad de Concepción, Departamento de Psicología, Concepción, Chile

Graduação em Psicologia, Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade de Havana, Cuba. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Concepción, Chile. Acadêmica da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Concepción, Chile. Interesses de pesquisa: variáveis cognitivo-motivacionais relacionadas à evasão universitária, psicoeducação e gênero. Professor dos seguintes cursos: Psicologia Educacional, Psicologia do Desenvolvimento, Metodologia e Análise de Dados. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3331-6875. E-mail: yaralopez@udec.cl

Referências

ALHALAFAWY, Waleed Salim y ZAKI, Marwa Zaki Tawfiq. How has gamification within digital platforms affected self-regulated learning skills during the COVID-19 pandemic? Mixed-methods research. International Journal of Emerging Technologies in Learning (Online), v. 17, n. 6, p. 123-151, 2022.

BELLHÄUSER, Henrik y col. Applying a web-based training to foster self-regulated learning—Effects of an intervention for large numbers of participants. The Internet and Higher Education, v. 31, p. 87-100, 2016.

BERNARDO, Ana y col. El meta-análisis: una metodologı́a para la investigación en educación. Educación XXI, v. 20, n. 2, p. 17-38, 2017. DOI: https://doi.org/10.5944/educXX1.18241.

BRANSEN, Derk y col. Putting self-regulated learning in context: Integrating self-, co-, and socially shared regulation of learning. Medical Education, v. 56, n. 1, p. 29-36, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.14566.

BROADBENT, Jaclyn; PANADERO, Ernesto y FULLER-TYSZKIEWICZ, Matthew. Effects of mobile-app learning diaries vs online training on specific self-regulated learning components. Educational Technology Research and Development, v. 68, p. 2351-2372, 2020.

BUCKLEY, Jeffrey; HYLAND, Tomás y SEERY, Niall. Estimating the replicability of technology education research. International Journal of Technology and Design Education, v. 1, n. 8, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10798-022-09787-6.

CARRIÓN-MARTÍNEZ, José y col. Effects of online strategies on students’ learning performance, self-efficacy, self-regulation and critical thinking in university online courses. Educational Technology Research and Development, v. 70, n. 1, p. 185-204, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-021-10071-y.

CONN, Vicki. Unpacking the black box: countering the problem of inadequate intervention descriptions in research reports. Western Journal of Nursing Research, v. 34, n. 4, p. 427-433, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0193945911434627.

DENT, Amy L y KOENKA, Alison C. The relation between self-regulated learning and academic achievement across childhood and adolescence: A meta-analysis. Educational Psychology Review, v. 28, n. 3, p. 425-474, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-015-9320-8.

DIGNATH, Charlotte y BÜTTNER, Gerhard. Components of fostering self-regulated learning among students. A meta-analysis on intervention studies at primary and secondary school level. Metacognition and learning, v. 3, p. 231-264, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11409-008-9029.

DIGNATH-VAN EWIJK, Charlotte; FABRIZ, Sabine y BÜTTNER, Gerhard. Fostering self-regulated learning among students by means of an electronic learning diary: A training experiment. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 14, n. 1, p. 77-97, 2015. DOI: https://doi.org/10.1891/1945-8959.14.1.77.

DOROUKA, Pandora; PAPADAKIS, Stamatis y KALOGIANNAKIS, Michail. Tablets and apps for promoting robotics, mathematics, STEM education and literacy in early childhood education. International Journal of Mobile Learning and Organisation, v. 14, n. 2, p. 255-274, 2020. DOI: https://doi.org/10.1504/IJMLO.2020.106179.

ERGEN, Binnur y KANADLI, Sedat. The effect of self-regulated learning strategies on academic achievement: A meta-analysis study. Eurasian Journal of Educational Research, v. 17, n. 69, p. 55-74, 2017. DOI: https://doi.org/10.14689/ejer.2017.69.4.

GARZÓN, Juan; PAVÓN, Juan y BALDIRIS, Silvia. Systematic review and meta-analysis of augmented reality in educational settings. Virtual Reality, v. 23, n. 4, p. 447-459, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10055-019-00379-9.

HOLTGRAVES, Thomas. Social desirability and self-reports: Testing models of socially desirable responding. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 30, n. 2, p. 161-172, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/0146167203259930.

HUANG, Rui y col. The impact of gamification in educational settings on student learning outcomes: a meta-analysis. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 4, p. 1875-1901, ago. 2020. ISSN 1042-1629, 1556-6501. DOI: 10.1007/s11423-020-09807-z. Disponible en: https://link.springer.com/10.1007/s11423-020-09807-z. Acceso en: 1 sep. 2023.

JANSEN, Renée y col. Fostering self-regulated learning in a blended environment using group awareness and peer assistance as external scaffolds. Journal of Computer Assisted Learning, v. 32, n. 1, p. 77-93, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12120.

LOBOS, Karla y col. Design, validity and effect of an intra-curricular program for facilitating self-regulation of learning competences in university students with the support of the 4planning app. Education Sciences, v. 11, n. 8, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11080449.

MATCHA, Wannisa; GAŠEVIĆ, Dragan; PARDO, Abelardo y col. A systematic review of empirical studies on learning analytics dashboards: A self-regulated learning perspective. Transactions on learning technologies, v. 13, n. 2, p. 226-245, 2020. DOI: https://doi.org/10.1109/TLT.2019.2916802.

MAYER, Richard. The promise of multimedia learning: using the same instructional design methods across different media. Learning and instruction, v. 13, n. 2, p. 125-139, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/s0959-4752(02)00016-6.

MOHER, David y col. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2015. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.g7647.

NEIRA, Edgar; SALINAS, Jesus y CROSETTI, Barbara. Emerging technologies (ETs) in education: A systematic review of the literature published between 2006 and 2016. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 12, n. 5, p. 128-149, 2017. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v12i05.6939.

OLIVEIRA, Alandeom y col. Emerging technologies as pedagogical tools for teaching and learning science: A literature review. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 1, n. 2, p. 149-160, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/hbe2.141.

PINO, Cécile; BOUTRON, Isabelle y RAVAUD, Philippe. Inadequate description of educational interventions in ongoing randomized controlled trials. Trials, v. 13, n. 1, p. 1-8, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1745-6215-13-63.

ROJAS-GARCÍA, Paula y col. The analysis of educational interventions with video games in secondary education: a systematic review. Texto Livre, v. 15, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37810.

SÁEZ-DELGADO, Fabiola; DÍAZ-MUJICA, Alejandro E y col. Impacto de un programa intracurricular sobre la disposición al estudio en universitarios. Formación Universitaria, v. 13, n. 4, p. 101-110, 2020. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000400101.

SÁEZ-DELGADO, Fabiola; MELLA-NORAMBUENA, Javier; LÓPEZ-ANGULO, Yaranay; OLEA-GONZÁLEZ, Constanza y col. Association between self-regulation of learning, forced labor insertion, technological barriers, and dropout intention in Chile. v. 6, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.801865.

SÁEZ-DELGADO, Fabiola; MELLA-NORAMBUENA, Javier; LÓPEZ-ANGULO, Yaranay; SÁEZ, Yenniffer y col. Invariant and suboptimal trajectories of self-regulated learning during secondary school: implications focused on quality in higher education. Frontiers in Psychology, v. 14, p. 1-12, 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1235846.

STANLEY, Tom D; CARTER, Evan C y DOUCOULIAGOS, Hristos. What meta-analyses reveal about the replicability of psychological research. Psychological Bulletin, v. 144, n. 12, p. 1325-1346, 2018. DOI: https://doi.org/10.1037/bul0000169.

VAN DER BEEK, Sophie y col. New ways in fostering self-regulated learning at university: How effective are web-based courses when compared to regular attendance-based courses? Zeitschrift für Pädagogische Psychologie, v. 34, n. 2, p. 117-129, 2020. DOI: https://doi.org/10.1024/1010-0652/a000254.

VIBERG, Olga; HATAKKA, Mathias y col. The current landscape of learning analytics in higher education. Computers in human behavior, v. 89, p. 98-110, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.07.027.

VIBERG, Olga; WASSON, Barbara y KUKULSKA-HULME, Agnes. Mobile-assisted language learning through learning analytics for self-regulated learning (MALLAS): A conceptual framework. Australasian Journal of Educational Technology, v. 36, n. 6, p. 34-52, 2020. DOI: https://doi.org/10.14742/AJET.6494.

WILLIAMS, Ashley. User-centered design, activity-centered design, and goal-directed design: a review of three methods for designing web applications. In: PROCEEDINGS of the 27th ACM international conference on Design of communication. [S.l.: s.n.], 2009. p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.1145/1621995.1621997.

WONG, Jacqueline y col. Supporting self-regulated learning in online learning environments and MOOCs: A systematic review. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 35, n. 4-5, p. 356-373, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/10447318.2018.1543084.

ZIMMERMAN, Barry J. Attaining Self-Regulation. In: HANDBOOK of Self-Regulation. [S.l.]: Elsevier, 2000. p. 13-39. ISBN 9780121098902. DOI: 10.1016/B978-012109890-2/50031-7. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/B9780121098902500317. Acceso en: 1 sep. 2023.

Publicado

04-09-2023

Como Citar

SÁEZ-DELGADO, F.; PARRA, F.; JARA, P.; MELLA-NORAMBUENA, J.; LÓPEZ-ANGULO, Y. Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários: uma meta-análise. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46636, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46636. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46636. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)