Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários

uma meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46636

Palavras-chave:

Meta-análise, Intervenção, Autorregulação da aprendizagem, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Os benefícios da incorporação da tecnologia na educação são promissores. O objetivo deste estudo é caracterizar as intervenções desenvolvidas para promover a aprendizagem autorregulada com o uso de tecnologias e determinar sua eficácia. O método foi uma meta-análise baseada nos padrões PRISMA, identificando estudos na Web of Science, Scopus e Eric e sua posterior análise e seleção utilizando o software Rayyan. A amostra foi de seis estudos. As análises dos dados foram realizadas utilizando o software Jamovi. Os resultados mostraram uma caracterização insuficiente das intervenções quanto ao número, frequência e duração das sessões. Todas utilizaram o modelo de autorregulação de Zimmerman, mas poucos estudos especificaram um modelo tecnológico. Os tipos de tecnologias utilizadas foram LMS e aplicativos móveis, e os instrumentos foram escalas de autorrelato do tipo Likert. A meta-análise mostrou que as intervenções foram eficazes, fornecendo uma estimativa de 0,55 com um intervalo de confiança de 95% de 0,22, 0,88. O teste de tamanho de efeito total foi significativo (z = 3,25, p = 0,001). Conclui-se que as intervenções com o uso de tecnologias são eficazes na promoção da autorregulação. Implicações práticas são apresentadas considerando esses resultados para o Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Fabiola Sáez-Delgado, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Facultad de Educación, Departamento Fundamentos de la Pedagogía, Concepción, Chile

Pesquisador acadêmico da Faculdade de Educação e Diretor Adjunto do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), Chile. Chefe do programa de Mestrado em Ciências da Educação da UCSC. Professora, licenciada em educação, mestre em educação e doutora em psicologia pela Universidade de Concepción, Chile. Sua linha de pesquisa são as variáveis motivacionais cognitivas dos processos de ensino e aprendizagem; também as variáveis de saúde mental em comunidades educacionais. É professora do Programa de Doutorado em Educação da UCSC em Pesquisa em Educação e Análise de Dados Quantitativos usando o software estatístico R. Especializou-se em revisões sistemáticas de literatura, psicometria e análise de modelos preditivos e explicativos em Educação. Membro do Grupo Internacional de Pesquisa Sociedade, Educação e Psicologia (GISEP). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7993-5356. E-mail: fsaez@ucsc.cl

Javier Mella-Norambuena, Universidad Técnica Federico Santa María, Departamento de Ciencias, Concepción, Chile

Professor do Departamento de Ciências da Universidade Técnica Federico Santa María, Concepción, Chile. Ele é professor, bacharel em educação e mestre em psicologia da saúde pela Universidade de Concepción, Chile. É doutorando no Programa de Doutorado em Educação da Universidad Católica de la Santísima Concepción, Chile. Seus interesses de pesquisa são variáveis cognitivo-motivacionais nos processos de ensino e aprendizagem; e variáveis de saúde mental em comunidades educacionais. Ela se especializou em revisões sistemáticas da literatura, metodologia de pesquisa e análise de dados quantitativos com os softwares SPSS, RStudio e Python. Membro do Grupo Internacional de Pesquisa Sociedade, Educação e Psicologia (GISEP). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4288-142X. E-mail: javier.mellan@usm.cl

Yaranay López-Angulo, Universidad de Concepción, Departamento de Psicología, Concepción, Chile

Graduação em Psicologia, Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade de Havana, Cuba. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Concepción, Chile. Acadêmica da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Concepción, Chile. Interesses de pesquisa: variáveis cognitivo-motivacionais relacionadas à evasão universitária, psicoeducação e gênero. Professor dos seguintes cursos: Psicologia Educacional, Psicologia do Desenvolvimento, Metodologia e Análise de Dados. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3331-6875. E-mail: yaralopez@udec.cl

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SÁEZ-DELGADO, F.; PARRA, F.; JARA, P.; MELLA-NORAMBUENA, J.; LÓPEZ-ANGULO, Y. Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários: uma meta-análise. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46636, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46636. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46636. Acesso em: 14 jun. 2024.

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