Autoetnografia

a trajetória de um professor de inglês em plataformas digitais de ensino

Autores

  • Clayton Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0000-4527-9146

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59089

Palavras-chave:

Ensino de línguas online, Precarização do trabalho, Plataformização, Autoetnografia, Neoliberalismo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar criticamente os impactos da plataformização do ensino sobre a trajetória de um professor de inglês não nativo, a partir da perspectiva metodológica da autoetnografia. O estudo emprega a escrita reflexiva para articular experiências pessoais com discussões teóricas sobre a precarização do trabalho docente, a lógica neoliberal no ensino de línguas e as hierarquias linguísticas em ambientes digitais. O autor descreve sua transição da área de engenharia para o ensino de inglês, destacando os desafios enfrentados em plataformas digitais, como a exigência de autopromoção constante, a competição desigual com professores nativos e a mercantilização das relações pedagógicas. Os resultados apontam que, apesar da aparente flexibilidade, o modelo das plataformas impõe mecanismos de controle algorítmico, desvalorização profissional e pressão por desempenho baseado em métricas de mercado. Conclui-se que, embora o sistema acentue desigualdades e fragilize vínculos educativos, existem estratégias possíveis de resistência, como a atuação em nichos especializados e a valorização da identidade docente não nativa. A pesquisa contribui para os debates sobre o futuro do trabalho docente em ambientes digitais e para a construção de práticas pedagógicas mais críticas e significativas.

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Clayton. Autoetnografia: a trajetória de um professor de inglês em plataformas digitais de ensino. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e59089, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.59089. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/59089. Acesso em: 6 dez. 2025.