Autoetnografia
a trajetória de um professor de inglês em plataformas digitais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59089Palabras clave:
Ensino de línguas online, Precarização do trabalho, Plataformização, Autoetnografia, NeoliberalismoResumen
O artigo tem como objetivo analisar criticamente os impactos da plataformização do ensino sobre a trajetória de um professor de inglês não nativo, a partir da perspectiva metodológica da autoetnografia. O estudo emprega a escrita reflexiva para articular experiências pessoais com discussões teóricas sobre a precarização do trabalho docente, a lógica neoliberal no ensino de línguas e as hierarquias linguísticas em ambientes digitais. O autor descreve sua transição da área de engenharia para o ensino de inglês, destacando os desafios enfrentados em plataformas digitais, como a exigência de autopromoção constante, a competição desigual com professores nativos e a mercantilização das relações pedagógicas. Os resultados apontam que, apesar da aparente flexibilidade, o modelo das plataformas impõe mecanismos de controle algorítmico, desvalorização profissional e pressão por desempenho baseado em métricas de mercado. Conclui-se que, embora o sistema acentue desigualdades e fragilize vínculos educativos, existem estratégias possíveis de resistência, como a atuação em nichos especializados e a valorização da identidade docente não nativa. A pesquisa contribui para os debates sobre o futuro do trabalho docente em ambientes digitais e para a construção de práticas pedagógicas mais críticas e significativas.
Descargas
Referencias
ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: gerenciamento e controle do trabalhador just-in-time. In: ANTUNES, Ricardo (ed.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 111–124.
ABÍLIO, Ludmila Costhek; AMORIM, Henrique; CASTRO, Joana; VENCO, Selma. Uberização e plataformização do trabalho no Brasil: conceitos, processos e formas. Sociologias, v. 23, n. 57, p. 26–56, 2021. DOI: 10.1590/15174522-116484. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/XDh9FZw9Bcy5GkYGzngPxwB/. Acesso em: 5 maio 2025.
ADAMS, Tony E.; JONES, Stacy Holman; ELLIS, Carolyn. Autoethnography. New York: Oxford University Press, 2015.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (ed.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 11–23.
BLOCK, David; GRAY, John; HOLBOROW, M. Neoliberalism and Applied Linguistics. London: Routledge, 2012.
BRAGA, Ruy. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
CAVAZZANI, André Luiz Moscaleski; SANTOS, Rodrigo Otávio dos; LOPES, Luís Fernando. Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa. Cadernos Metrópole, v. 26, n. 59, p. 209–228, 2024. DOI: 10.1590/2236-9996.2024-5910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cm/a/ZLQmXwj7qJxWrJk9JQJxWrJ/. Acesso em: 7 maio 2025.
GONSALES, Marco. Indústria 4.0: empresas, plataformas, consentimento e resistência. In: ANTUNES, Ricardo (ed.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 125–137.
HARVEY, David. Para entender O Capital – Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca: Attitude and identity. Oxford: Oxford University Press, 2007.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 8–23.
MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 33–49.
MOURA, Lívia Romero de; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Do docente efetivo ao docente uberizado: a precarização contratual do professor no Brasil. Trabalho & Educação, v. 30, n. 3, p. 67–85, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.29404. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/29404. Acesso em: 7 maio 2025.
PENNYCOOK, Alastair. English and the discourses of colonialism. London: Routledge, 1998.
STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Clayton Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.








