Memes da internet e a produtividade funcional: um argumento sistêmico-funcional e crítico-discursivo para a propagação dos fenômenos

Autores/as

  • Jaime de Souza Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.106-124

Palabras clave:

Memes da Internet. Bakhtin. Linguística Sistêmico-funcional. Produtividade funcional. Análise Crítica do Discurso.

Resumen

Neste estudo, pretendemos analisar avaliadores e avaliados, localizados via utilização da expressão memética “Que deselegante”. Para verificar, funcionalmente, como e quem/o que o usuário da expressão citada avalia, constituindo-se, assim, discursivamente, nos apoiaremos nos conceitos de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005); Dialogia e Alteridade (BAKHTIN, 1997). A funcionalidade será explorada via Linguística de Corpus (como metodologia). Extrairemos uma lista de palavras mais frequentes e listas de concordâncias baseadas em colocados, conforme Shepherd (2009), formados pelos seguintes padrões combinatórios: que deselegante + o/a/ isso, esse/a, este/ aquela/, ele/ela/, eu, você/vocês/, pessoas (eles/elas). Assim, objetivamos saber se, depois de adentrar a Internet, “Que deselegante” continuará sendo usada para avaliar ‘o outro’ via Julgamento de uma conduta (como na menção original), ou se a expressão revelará padrões de replicação novos e, consequentemente, graus de produtividade funcional, sugerindo-se, assim, uma nova característica constitutiva e perspectiva para o processo de replicação de memes da Internet.

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Biografía del autor/a

Jaime de Souza Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Mestrando em Linguística (Uerj)

Especialista em Linguística Aplicada em Inglês como Língua Estrangeira (Uerj)

Professor de Língua Portuguesa e Inglesa (SME,RJ)

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Publicado

28-08-2013

Cómo citar

JÚNIOR, J. de S. Memes da internet e a produtividade funcional: um argumento sistêmico-funcional e crítico-discursivo para a propagação dos fenômenos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 106–124, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.106-124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16647. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Lingüística y Tecnología