A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo

Autores/as

  • Agnaldo Almeida de Jesus Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.141-151

Palabras clave:

Ethos discursivo. Língua Portuguesa. Mídia.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo examinar a construção de imagens da língua portuguesa na mídia, especificamente em matérias referentes ao livro didático Por uma vida melhor, o qual provocou diversas discussões. Para tanto, verificamos qual o recorte e as citações que a mídia faz do livro, gerando sentidos diferentes do texto original. A base teórica que norteia tal investigação está circunscrita à Análise do Discurso (linha francesa), seguindo os pressupostos teóricos de Maingueneau (2008a, 2008b) e Amossy (2008), no que diz respeito às noções de: ethos discursivo, destacabilidade e sobreasseveração. Além disso, verificamos a vontade de verdade (FOUCAULT, 2009) evocada pela mídia para corroborar uma imagem íntegra e confiável. Logo, verificamos que os recortes feitos pela mídia corroboram o tradicionalismo visto em sala de aula, pois se constitui de forma normativa.

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Biografía del autor/a

Agnaldo Almeida de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras/UFS. Interesse nos seguintes temas: Ensino de língua materna, Análise do discurso de linha francesa, Contrução de imagens (ethos discursivo), Relações de poder.

Citas

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Publicado

06-11-2013

Cómo citar

JESUS, A. A. de. A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 141–151, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.141-151. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16649. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Lingüística y Tecnología