A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.118-138Mots-clés :
aquisição de LE, input diversificados, produções escritas.Résumé
RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida.
ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.
Téléchargements
Références
ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros Atuais no Ensino de Português Língua Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 1997.
ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBIRATO, R. C. Ambientes Comunicativos para Aprender Língua Estrangeira. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, v. 36, p. 23-42, 2000.
BARBOSA, J. R. A. Interlíngua: contribuições para a aquisição de L2. Expressão, Mossoró, v. 38, p. 45-54, 2007.
BAZERMAN, C. A vida do gênero, a vida na sala de aula. In: HOFFNAGEL, J. C. e DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006, p. 23-37.
BERBER-SARDINHA, A. P. Proficiência e compreensão de telenotícias em língua estrangeira. DELTA, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 177-190, ago. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501997000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 mai. 2017.
BRESSAN, C. G. A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de Línguas Estrangeiras. 2002. 231f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de PósGraduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, nov. 2002. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12508. Acesso em: 15 mai. 2017.
BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interective Approach to Language Pedagogy. White Plains, New York: Pearson-Longman, 2007.
COADY, J.; HUCKIN, T. Second language vocabulary acquisition. Cambridge University Press, 1997.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
CRYSTAL, D. Directions in Applied Linguistics. New York: Academic Press, 1981. DELL’ISOLA, R. L. P. Gêneros textuais em livros didáticos de português língua estrangeira: o que falta? In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 99- 120.
DIAS, R. Critérios para a avaliação do livro didático de línguas estrangeiras. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 199-234.
ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
KRASHEN, S. Principles and practice in second language acquisition. Tradução de José Carlos Paes de Almeida Filho. New York: Prentice Hall, 1987.
KRASHEN, S. The power of reading. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1993.
MCLAUGHLIN, B. Restructuring. Applied Linguistics, Oxford Academic, v. 11, ed. 2, p. 113-128, 1990.
MYLES, J. Second Language Writing and Research: The Writing Process and Error Analysis in Student Texts. TESL-EJ, v. 6, n. 2, A-1, set. 2002. Disponível em: http://www.cc.kyoto-su.ac.jp/information/tesl-ej/ej22/a1.html. Acesso em: 18 mai. 2011.
OLSHTAIN, E. Functional tasks for mastering the mechanics of writing and going just beyond. In: CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a Second or Foreign Language. Boston, MA, USA: Heinle & Heinle, 2001, p. 207-217.
PACHECO, D. G. L. C. Português para estrangeiros e os materiais didáticos: um olhar discursivo. 2006. 335f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/pachecodglc.pdf. Acesso em: 15 mai. 2017.
PAIVA, V. L. M. O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 68-90.
PAIVA, V. L. M. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola, 2014.
RIBEIRO, T. S. E-mail e Blog: "gêneros textuais" ou veículos de comunicação? Hipertextus Revista Digital, Recife, n. 2, p. 1-9, jan. 2009. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume2/Tiago-Silva-RIBEIRO.pdf. Acesso em: 15 mai. 2017.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 11, p. 5-17, 1999.
SELINKER, L. Interlanguage. IRAL, Berlin, v. 10, n. 3, p. 209-231, 1972. https://doi.org/10.1515/iral.1972.10.1-4.209.
SILVA, R. M. R. O efeito retroativo do Celpe-Bras na cultura de aprender de candidatos ao exame. 2006. 142f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de São Carlos, 2006.
SILVA, W. M. Livros didáticos: fomentadores ou inibidores da autonomização. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas, Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 57-78.
SMITHSONIAN EDUCATION. Vídeo Smithsonian Institution’s National Museum of Natural HistoryNational Museum of Natural History – Student Orientation Video. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CxO2GW4QT_M. Acesso em: 20 mai. 2011.
SWAIN, M. The output hypothesis: theory and research. In: HINKEL, E. (Ed.). Handbooks of research in second language teaching and learning. Mahwa, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005, p. 471-484.
VENTURI, M. A. Perfil de estudos em Linguística Aplicada e língua estrangeira no Brasil. In: DEL RÉ, A. (Org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006. p. 113-134.
WALESKO, A. M. H. A Interculturalidade no Ensino Comunicativo de Língua Inglesa: um estudo em sala de aula com leitura em inglês. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/10383/ANGELA_M_H_WALESKO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 mai. 2017.
WIDDOWSON, H. C. Explorations in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1979.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.