O socioconstrutivismo, a literacia e o trabalho com TICs durante a pandemia de Coronavírus em 2020
DOI :
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.34333Mots-clés :
Literacia, Ensino remoto, SocioconstrutivismoRésumé
Este artigo busca discutir os pontos positivos e negativos do trabalho de ensino-aprendizagem da literacia (MORAIS, 2013; 2014) durante a pandemia de coronavírus em 2020 de um ponto de vista de uma teoria socioconstrutivista (VYGOTSKY, 1991). Assim, especificamente, buscamos discutir como a utilização de diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exerce influência no desenvolvimento da leitura e da escrita, na fase de alfabetização de crianças, especialmente quais os papéis e os atores desse processo e como se verifica o alcance da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do discente. Um dos pontos negativos do uso exclusivo de TICs no ensino, tanto em atividades síncronas como assíncronas, é a dificuldade de diagnóstico do nível de aprendizagem dos discentes. Afinal, por meio do ensino presencial, é possível acompanhar o progresso do aluno durante o processo de alfabetização e, assim, verificar o desenvolvimento da ZDP de diversas formas. Um dos pontos positivos do uso de TICs é a valorização da autonomia do discente no processo de ensino-aprendizagem de leitura e de escrita e, assim, também ocorre o reconhecimento do papel de mediador do docente. Além disso, os familiares (pais, avós, irmãos, etc.) que acompanham essa criança durante as aulas remotas também passam a atuar em certa medida, assim como os docentes, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
Téléchargements
Références
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. [S.l.]: Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jun. 2021.
IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
MOLL, Luis C.; GREENBERG, James B. Creating zones of possibilities: Combining social contexts for instruction. In: MOLL, Luis C. (Ed.). Vygotsky and Education. 1. ed. [S.l.]: Cambridge University Press, nov. 1990. p. 319–348. DOI: 10.1017/CBO9781139173674.016. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/product/identifier/CBO9781139173674A025/type/book_part. Acesso em: 19 jun. 2021.
MORAIS, José. Alfabetizar para a Democracia. Porto Alegre: Penso Editora, jun. 2014.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
NATIONAL EARLY LITERACY PANEL. Developing early literacy: report of the national early literacy panel. A scientific synthesis of early literacy development and implications for intervention. Washington, 2009. Disponível em: https://lincs.ed.gov/publications/pdf/NELPReport09.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
NATIONAL READING PANEL. Teaching children to read: an evidence-based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction. Washington, 2000. Disponível em: https://www.nichd.nih.gov/sites/default/files/publications/pubs/nrp/Documents/report.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
NEWMAN, Fred. Lev Vygotsky - Cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, mar. 2002.
SÉNÉCHAL, Monique; YOUNG, Laura. The Effect of Family Literacy Interventions on Children’s Acquisition of Reading From Kindergarten to Grade 3: A Meta-Analytic Review. Review of Educational Research, v. 78, n. 4, p. 880–907, dez. 2008. DOI: 10.3102/0034654308320319. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654308320319. Acesso em: 19 jun. 2021.
SHANAHAN, Timothy; SHANAHAN, Cynthia. Teaching Disciplinary Literacy to Adolescents: Rethinking Content- Area Literacy. Harvard Educational Review, v. 78, n. 1, p. 40–59, abr. 2008. DOI: 10.17763/haer.78.1.v62444321p602101. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article/78/1/40/31935/Teaching-Disciplinary-Literacy-to-Adolescents. Acesso em: 19 jun. 2021.
SKINNER. Behavior of Organisms. New York: Appleton-Century-Crofts, 1983.
VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: o Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WASIK, Barbara Hanna. Handbook of Family Literacy. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.