Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46959

Mots-clés :

Faticidade, Polidez, Vereditos, Vídeos tutoriais

Résumé

O objetivo deste estudo é investigar como/se a comunicação fática (Zuckerman, 2016), bem como o exercício da polidez (Locher; Watts, 2005; Miller, 2008), atuam na emissão de vereditos não-oficiais (Austin, 1975; Labinaz; Sbisà, 2021), emitidos em vídeos tutoriais do YouTube. Os dados foram coletados em abril e maio de 2020, por meio da lista dos vídeos mais visualizados na área de informática básica. A análise foi feita seguindo uma metodologia qualitativa e visou à identificação de recursos ligados à polidez relacional e à linguagem fática empregados nos vereditos. Os resultados revelaram que os vereditos foram construídos nesses vídeos com o objetivo de legitimar a informação comunicada, o que foi feito juntamente com o emprego de elementos ligados à polidez e ao trabalho relacional. O papel da comunicação fática foi também atestado como um traço significativo da comunicação não-oficial na esfera digital.

Biographie de l'auteur

  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Professora da FALE UFMG e do Programa de Pos-graduação em Estudos Linguísticos PosLing FALE UFMG.

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Publiée

07-11-2023

Comment citer

Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46959, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46959. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46959. Acesso em: 20 déc. 2024.