Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis

Autores

  • Breno Gonçalves Bragatti Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafaela da Silva Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Ferreira Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.34-48

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel. Aplicativos Educacionais Livres. Ensino da Astronomia.

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar o Universo Móvel, um aplicativo educacional livre para uso em dispositivos móveis (tablets e smartphones) que tem por objetivo aproximar estudantes do Ensino Fundamental e Médio das noções de Astronomia e contribuir na transposição dos conhecimentos produzidos pelo campo da Astronomia para as novas tecnologias digitais. Serão apresentadas aqui as ferramentas e as linguagens de programação utilizadas em sua construção e, ainda, as possibilidades oferecidas pelo aplicativo para a aprendizagem móvel, conceito que além da utilização de aplicativos e dispositivos, envolve a apropriação criativa de ferramentas e linguagens para a produção e compartilhamento de conhecimento e tecnologias livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Gonçalves Bragatti Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2010/2, com trabalho de título "Esteganografia: Segurança e Privacidade". Possui vasta experiência em Gerência de Redes, Software Livre, Segurança da Informação, Criptografia, Esteganografia, Privacidade, Sistemas WEB e Padrões Abertos Estruturados. Atualmente atua como bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPq nível 1C no projeto "Estudo e Modelagem de Plataforma Acessível para inclusão de pessoas com deficiência" coordenado pela Profª Drª Lucila Maria Costi Santarosa.

Rafaela da Silva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista de Desenvolvimento Institucional pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Centro de Formação Continuada de Professores FORPROF/RENAFOR/UFRGS. Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa contemplam: Aprendizagem Móvel (mLearning), Mobilidade, Estudos sobre as Infâncias, Tecnologias Livres e Formação de Professores. Integra o GESoLE (Grupo de Estudos Software Livre na Educação) e a RISoL (Red Internacional de Software Libre). Atualmente tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de aplicativos educacionais para dispositivos móveis

André Ferreira Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integra o GESoLE - Grupo de Estudos Software Livre na Educação - da UFRGS, bolsista de desenvolvimento institucional pelo FORPROF/RENAFOR.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação e Tecnologia. Brasília. MEC/SEMTEC. 1997.

CASTELLS M. A Sociedade em Rede. 6a. Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2009.

FEDERAL TRADE COMISSION. Mobile apps for kids: Current Privacy Disclosures are Disappointing. 2012. Disponível em: http://www.ftc.gov/reports/mobile-apps-kids-current-privacy-disclosures-are-disappointing. Acesso em 28 de dezembro de 2013.

GOMES, Mayra; SOARES, Rosana; LEITE, Andrea. Wiki: uma experiência pedagógica. Revista Online de Comunicação Linguagem e Mídias (2009). Disponível em: http://www.rumores.usp.br/gomes.pdf. Acesso em: 28 dezembro de 2013.

HOWKINS, John. The creative economy. How people make money from ideas. London: Penguin Press, 2001. 264p.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KNOBEL, M.; LANKSHEAR Colin. A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang. 2007.

MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”, 2009. Disponível em: http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/gpolegar.pdf. Acesso em: 27 jan. 2014.

QUEIROZ, Vanessa. A Astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina. 2008. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

TORRISI-STEELE. Geraldini. Pedagogical Perspectives on M-Learning. In Mehdi Khosrow- Pour (Ed.) Encyclopedia of Information Science and Technology. Information Science Reference - Imprint of: IGI Publishing. 2009.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 28 jan. 2014.

Downloads

Publicado

06-06-2014

Como Citar

NEVES, B. G. B.; MELO, R. da S.; MACHADO, A. F. Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 34–48, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.34-48. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16655. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia