Avaliação de software livre educacional: investigando o potencial de utilização do KDEDU nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.90-105Palavras-chave:
Avaliação de Software Educacional. Software Livre. Ensino Fundamental.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial dos softwares educacionais livres do projeto KDEdu para a utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de apresentar contribuições e sugestões para o seu aperfeiçoamento. Destaca-se as contribuições de Campos (1993) e Boff & Reategui (2005), ao considerarem que avaliar um software educativo é levantar as reais possibilidades que determinado software apresenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu na elaboração e aplicação de uma checklist baseada em critérios pedagógicos, com ênfase nas competências sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e em critérios ergonômicos baseados nas atribuições da NBR ISO/IEC 9126-1 para a avaliação da qualidade de softwares. Posteriormente, foi realizada a análise e a avaliação de quatro diferentes aplicativos desenvolvido pelo projeto KDEdu (Kanagram, Kturtle, Marble e Kbruch). A partir da avaliação dos softwares livres educacionais do projeto KDEdu, constatamos que, de um modo geral, estes apresentam propostas pedagógicas em consonância com a proposta curricular nacional, documentação consistente em língua portuguesa, são livres e necessitam de poucos recursos computacionais. Fatores que, se combinados, podem facilitar e ampliar a utilização de softwares livres educacionais nas instituições educativas.
Downloads
Referências
BOFF, E.; REATEGUI, E. A importância do processo de avaliação de software educativo. In: Seminário Nacional de Tecnologia na Educação. Anais do SNTE, 2005, Caxias do Sul, RS. Disponível em: http://ccet.ucs.br/dein/nase/snte2005.PDF. Acesso em: 13 jul. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais as séries iniciais do ensino fundamental: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais as séries iniciais do ensino fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais as séries iniciais do ensino fundamental: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAMPOS, G. H. B; ROCHA, A. R. C. Avaliação da Qualidade de Software Educacional. Em Aberto. v. 12, n. 57. Brasília. p. 32-45, 1993.
CAMPOS, A. O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2013.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2010.
FAGUNDES, L.C. A psicogênese das condutas cognitivas da criança em interação com o computador. Tese (Doutorado) — IP, USP. São Paulo, 1986.
GAMA, C. L. G. ; SCHEER, S. Levantamento das Características de Objetos Educacionais para Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Métodos Numéricos. In: IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Anais da IV Bienal. v. 1. Maringá., 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ROMERO, R.L.; ANDRADE, R.; PIETROCOLA, M.. Parâmetros para análise de roteiros de Objetos de Aprendizagem. In: Simpósio Nacional do Ensino de Física. 18, Vitória, ES, 2009. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0238-1.pdf. Acesso: 21 ago. 2013.
SILVEIRA, S. A.; CASSINO (Org.). Software Livre e Inclusão Digital. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.
SOUZA, M. F. C et al. LOCPN: Redes de Petri Coloridas na Produção de Objetos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 15, n. 3, p. 39-42. 2007. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/16. Acesso: 15 mai. 2012.
SOUZA SANTOS, B. (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
VIEIRA, F.M.S. Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. 1999. Disponível em: http://www.edutecnet.com.br/edmagali2.htm. Acesso em: 10 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.