Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.34-48Palavras-chave:
Aprendizagem Móvel. Aplicativos Educacionais Livres. Ensino da Astronomia.Resumo
Este artigo tem como propósito apresentar o Universo Móvel, um aplicativo educacional livre para uso em dispositivos móveis (tablets e smartphones) que tem por objetivo aproximar estudantes do Ensino Fundamental e Médio das noções de Astronomia e contribuir na transposição dos conhecimentos produzidos pelo campo da Astronomia para as novas tecnologias digitais. Serão apresentadas aqui as ferramentas e as linguagens de programação utilizadas em sua construção e, ainda, as possibilidades oferecidas pelo aplicativo para a aprendizagem móvel, conceito que além da utilização de aplicativos e dispositivos, envolve a apropriação criativa de ferramentas e linguagens para a produção e compartilhamento de conhecimento e tecnologias livres.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação e Tecnologia. Brasília. MEC/SEMTEC. 1997.
CASTELLS M. A Sociedade em Rede. 6a. Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2009.
FEDERAL TRADE COMISSION. Mobile apps for kids: Current Privacy Disclosures are Disappointing. 2012. Disponível em: http://www.ftc.gov/reports/mobile-apps-kids-current-privacy-disclosures-are-disappointing. Acesso em 28 de dezembro de 2013.
GOMES, Mayra; SOARES, Rosana; LEITE, Andrea. Wiki: uma experiência pedagógica. Revista Online de Comunicação Linguagem e Mídias (2009). Disponível em: http://www.rumores.usp.br/gomes.pdf. Acesso em: 28 dezembro de 2013.
HOWKINS, John. The creative economy. How people make money from ideas. London: Penguin Press, 2001. 264p.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KNOBEL, M.; LANKSHEAR Colin. A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang. 2007.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”, 2009. Disponível em: http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/gpolegar.pdf. Acesso em: 27 jan. 2014.
QUEIROZ, Vanessa. A Astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina. 2008. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
TORRISI-STEELE. Geraldini. Pedagogical Perspectives on M-Learning. In Mehdi Khosrow- Pour (Ed.) Encyclopedia of Information Science and Technology. Information Science Reference - Imprint of: IGI Publishing. 2009.
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 28 jan. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.