O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico

abertura, colaboração e conectivismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935

Palavras-chave:

Jornalismo Científico, Wiki, Colaboração, Conectivismo, Abertura

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar criticamente um relato de caso sobre a criação de um curso online, aberto e colaborativo de introdução ao jornalismo científico. Inicia-se por mostrar o contexto no qual o projeto foi concebido para, em seguida, abordar brevemente a tríade "comunicação, educação e tecnologia", com ênfase para o papel da tecnologia na educação a distância, que pode ser vista da perspectiva histórica das “gerações de inovação tecnológica”. Ao chegar ao contexto atual, do advento da Internet e das práticas da Web 2.0, o relato aprofunda-se na descrição do curso, realizado na plataforma livre Wikiversidade, e nos processos de seu desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Almeida Abrahão Dieb, Universidade de São Paulo, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, São Paulo, SP, Brasil

Daniel Almeida Abrahão DIEB, bacharel em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e bolsista FAPESP (processo 2017/05969-0) à época da criação do curso.

João Alexandre Peschanski, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP, Brasil

João Alexandre PESCHANSKI, Faculdade Cásper Líbero. A pesquisa conta com apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.



Fernando Jorge da Paixão, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Fernando Jorge da PAIXÃO, professor de Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador de difusão do CEPID NeuroMat.

Referências

AIRES, Luisa. e-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 19, n. 1, p. 253–269, ene 2016. DOI: 10.5944/ried.19.1.14356. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/14356.

ALEVIZOU, Giota. De REA a MOOC: perspectivas críticas acerca das trajetórias históricas de mediação na educação aberta. Tradução: Giselle Martins dos Santos Ferreira. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 34, p. 347–378, 2017. DOI: 10.5935/2238-1279.20160093PDF. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/3313.

AMIEL, Tel; SOARES, Tiago C. O contexto da abertura: recursos educacionais abertos, cibercultura e suas tensões. Em Aberto, Brasília-DF, v. 28, n. 94, p. 109–122, 2015. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1673.

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p. 117–142, 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002000200008. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000200008.

BENKLER, Yochai. Saber Comum: produção de materiais educacionais entre pares. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 14, n. 15, p. 13–46, 2009. DOI:

9771/2317-1219rf.v14i15.3649. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/3649/0.

CRUZ, Dulce Márcia da. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. 2, p. 23–44, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.642. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/642.

CUMMINGS, Robert. Lazy virtues: teaching writing in the age of Wikipedia. Nashville: Vanderbilt University Press, 2009.

DIEB, Daniel Almeida Abrahão; PESCHANSKI, João Alexandre. Jornalismo Científico: prática e revisão de literatura. In: 40. XL CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. Curitiba: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017. p. 1–13. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1217-1.pdf.

EBOHON, Giulia Modupe; PESCHANSKI, João Alexandre. Neuromatemática Representada: A imagem na difusão científica. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. Curitiba: [s.n.], 2017. p. 1–14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1220-1.pdf.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FORMIGA, Marcos. A terminologia da EAD. In: LITTO, Fredric Michael; (ORG.), Manuel Marcos Maciel Formiga (Ed.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

FORNO, Josiane Pozzatti Dal; KNOLL, Graziela Frainer. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 178–197, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2705. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705.

FRIESEN, Norm; HOPKINS, Janet. Wikiversity; or education meets the free culture movement: An ethnographic investigation. First Monday, Bridgman MI, v. 13, n. 10, 2008. Disponível em:

https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/2234/2031.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO FAPESP. Jornalismo Científico. 2002. Disponível em: https://fapesp.br/jornalismocientifico.

GOMES, Maria João. E-learning: reflexões em torno do conceito. In: GOMES, Maria João. 4. Challenges’05: actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI, 2005. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2896/1/06MariaGomes.pdf.

GOMES, Maria João. Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 1, p. 137–156, 2003. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/496.

GOMES, Mayra Rodrigues; LIMA SOARES, Rosana de. Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 7, n. 1, p. 171–199, 2011. DOI: 10.25200/BJR.v7n1.2011.299. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/299/280.

GOMEZ, Guillermo Orozco. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI.

Comunicação & Educação, São Paulo, v. 23, p. 57–70, jan. 2002. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37017/39739.

JUNIOR, João Batista Bottentuit; COUTINHO, Clara Pereira. Do e-Learning tradicional ao e-Learning 2.0. Prisma.com, Porto, Portugal, n. 8, p. 63–76, 2009. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/2063.

KONIECZNY, Piotr. Wikis and Wikipedia as a teaching tool. International Journal of Instructional

Technology and Distance Learning, v. 4, n. 1, p. 15–34, jan. 2007. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.113.7307.

LAI, Chang-Yen; LIOU, Wen-Ching. An exploration in the convergence of knowledge sharing: An e-Humanities application. Journal of International Management Studies, Stockton CA, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.jimsjournal.org/4%20Chang%20Yen%20Lai.pdf.

LAWLER, Cormac. Action research as a congruent methodology for understanding wikis: the case of Wikiversity. Journal of Interactive Media in Education, n. 1, art. 6, 2008. DOI: 10.5334/2008-6. Disponível em: https://www-jime.open.ac.uk/articles/10.5334/2008-6/.

LAWLER, Cormac. Learning and learning about learning in Wikiversity. In: PROCEEDINGS of Wikimania. [S.l.: s.n.], 2007. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/wikimania2007/8/81/CL1-Lawler-Learning_and_learning_about_learning_in_Wikiversity.pdf.

LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 59, p. 277–290. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43689/27731.

MARTINS, Isabel; REGADAS, Nuno; AMARAL, Margarida. O 1o MOOC da Universidade do Porto: desafios e estratégias. In: REIT - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional. Porto: [s.n.], 2016. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/105954/2/202582.pdf.

MATTAR, Joao. Design educacional: Educação a Distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MELO, José Marques de. Reinventar o ensino de jornalismo: desafio inadiável no alvorecer do século XXI.

LÍBERO, São Paulo-SP, n. 19, p. 9–15, 2007. Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/662.

MORAES, Renato et al. A wiki-pedagogia no Jornalismo: o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 6, n. 18, p. 75–100, jan. 2016. Disponível em: http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/view/443.

OLIVEIRA, Luiza Carvalho de; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Tecnologia e metodologia: como

interligá-las? Cad. Ed. Tec. Soc., Inhumas, v. 9, n. 1, p. 95–106, 2016. DOI: 10.14571/cets.v9.n1.95-106. Disponível em: http://www.cadernosets.com.br/index.php/cadernosets/article/view/317.

PAIXÃO, Fernando da et al. Ouso da Wikipédia na difusão científica. In: 39. O. XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM. São Paulo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2067, 2016. p. 1–12. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1908-1.pdf.

PATIÑO BARBA, Maria de Lourdes; GONZÁLEZ, Jorge Padilla; MASSARANI, Luisa. Diagnóstico de la Divulgación de la Ciencia en América Latina. México: Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe, 2017.

RUTH, Alison. The wiki way of learning. Australasian Journal of Educational Technology, Australia, v. 25, n. 2, p. 135–152, 2009. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/1147/395.

SANTO, Janandréa do Espírito; BOHRZ, Rafaela. Materiais didáticos na EAD: mapeamento e análise da produção no Brasil. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1–10, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61447. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61447/0.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: ACTAS do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 5658–5671. Disponível em: http://docplayer.com.br/37787-Educacao-online-para-alem-da-ead-um-fenomeno-da-cibercultura-edmea-santos-uerj.html.

SIEMENS, George. Connectivism: A learning theory for the digital age. Elearnspace, p. 1–9, jan. 2004. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf.

SIEMENS, George. Knowing Knowledge. [S.l.]: Lulu.com, 2006.

SUORANTA, Juha; VADÉN, Tere. Wikilearning. In: Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Edição: Michael Peters. Singapore: Springer Singapore, 2015. p. 1–6. ISBN 978-981-287-532-7. DOI: 10.1007/978-981-287-532-7_123-1. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-287-532-7_123-1.

SUORANTA, Juha; VADÉN, Tere. In: Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Edição: Michael Peters. Singapore: Springer Singapore, 2017. p. 1–6. ISBN ”978-981-287-532-7. DOI:

1007/978-981-287-532-7_123-1. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-287-532-7_123-1.

TAYLOR, James. Fifth Generation Distance Education. Higher Education Series. Higher Education Series, Report 40, p. 1–8, jun. 2001. Disponível em: http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/media/readings/taylor01.pdf.

TEIXEIRA, António et al. iMOOC: um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). Revista Educação, Formação & Tecnologias, Monte da Caparica, Portugal, v. 8, n. 1, p. 4–12, 2015. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/465.

TORI, Romero. Tecnologia e Metodologia para uma Educação sem Distância. EmRede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 44–55, mai 2015. Disponível em:

https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/64.

ZHANG, Ke; DELOOSE, Stacey. Wikis. Administrative and Organizational Studies, v. 1, p. 92–95, 2009. Disponível em: https://digitalcommons.wayne.edu/coe_aos/1/.

Downloads

Publicado

04-01-2021

Como Citar

DIEB, D. A. A.; PESCHANSKI, J. A. .; PAIXÃO, F. J. da . O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24935, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24935. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24935. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia