O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico

abertura, colaboração e conectivismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935

Palavras-chave:

Jornalismo Científico, Wiki, Colaboração, Conectivismo, Abertura

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar criticamente um relato de caso sobre a criação de um curso online, aberto e colaborativo de introdução ao jornalismo científico. Inicia-se por mostrar o contexto no qual o projeto foi concebido para, em seguida, abordar brevemente a tríade "comunicação, educação e tecnologia", com ênfase para o papel da tecnologia na educação a distância, que pode ser vista da perspectiva histórica das “gerações de inovação tecnológica”. Ao chegar ao contexto atual, do advento da Internet e das práticas da Web 2.0, o relato aprofunda-se na descrição do curso, realizado na plataforma livre Wikiversidade, e nos processos de seu desenvolvimento.

 

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Biografia do Autor

Daniel Almeida Abrahão Dieb, Universidade de São Paulo, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, São Paulo, SP, Brasil

Daniel Almeida Abrahão DIEB, bacharel em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e bolsista FAPESP (processo 2017/05969-0) à época da criação do curso.

João Alexandre Peschanski, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP, Brasil

João Alexandre PESCHANSKI, Faculdade Cásper Líbero. A pesquisa conta com apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.



Fernando Jorge da Paixão, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Fernando Jorge da PAIXÃO, professor de Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador de difusão do CEPID NeuroMat.

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Publicado

04-01-2021

Como Citar

DIEB, D. A. A.; PESCHANSKI, J. A. .; PAIXÃO, F. J. da . O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24935, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24935. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24935. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia