O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES-ESTUDANTES

UM ESTUDO SOBRE O IF SUDESTE MG CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI

Autores

  • Gisele Francisca da Silva Carvalho Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6596-7093
  • Leandro Eduardo Vieira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Mariana Sampaio Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Luiz Filipe de Souza Tito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45966

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Permanência na escola, Análise estatística

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir quatro marcadores sociais que conformam a construção da permanência de trabalhadores-estudantes matriculados no ensino noturno técnico e superior: a faixa etária, a cidade de residência, o tipo de vínculo de trabalho e a remuneração. A partir dos dados de um questionário, foram utilizadas duas técnicas estatísticas para subsidiar a análise: o teste qui-quadrado e a análise de correspondência. Os resultados indicaram associações entre variáveis que revelaram condicionamentos não lineares aos quais os trabalhadores-estudantes estão submetidos e que constituem a produção diária da permanência estudantil. Concluímos que o conhecimento sobre essas associações pode subsidiar e orientar a elaboração de políticas institucionais de permanência em seu sentido amplo.

Biografia do Autor

  • Luiz Filipe de Souza Tito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

    Graduando em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus São João del-Rei. Bolsista de Iniciação Científica. Membro do EDIPET

Referências

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES-ESTUDANTES : UM ESTUDO SOBRE O IF SUDESTE MG CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 25–43, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.45966. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45966. Acesso em: 21 abr. 2025.

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