PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA ESCOLA
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES E O MUNDO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9782Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação, Princípio Educativo do Trabalho e ExperiênciaResumo
Este artigo propõe analisar as possíveis contribuições dos estudos sobre o mundo do trabalho para o Campo da Educação de Jovens e Adultos, EJA, partindo da consideração de que os seus sujeitos são mais trabalhadores estudantes do que estudantes trabalhadores. Assim, interrogar a EJA pela perspectiva do mundo trabalho nos parece uma via fértil, e necessária, para recuperar as abrangências do trabalho na formação humana, na qual a experiência de vida dos trabalhadores seja contextualizada na práxis pedagógica. Portanto, há uma rica conexão entre o princípio educativo do trabalho e o princípio pedagógico do trabalho. Para dar conta dessa proposta, buscaremos nos apropriar das reflexões do Campo Trabalho e Educação, especificadamente, as pesquisas empíricas que discutem os saberes dos trabalhadores oriundos da experiência do/no trabalho.
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