PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA ESCOLA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES E O MUNDO DO TRABALHO / Not to mention that I did not talk about school: the Education of Young and Working Adults and the World of Work

  • Geraldo Marcio Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heli Sabino Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Youth and Adult Education, Work and Education, Principle of Work Education and Experience, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação, Princípio Educativo do Trabalho e Experiência

Resumo

This article proposes to analyze the possible contributions of the studies on the world of work to the Field of Education of Young and Adults, EJA, starting from the consideration that their subjects are more student workers than student workers. Thus, interrogating the EJA from the perspective of the world of work seems to us a fertile and necessary way to recover the scope of work in human formation and of clues for the development of a pedagogical praxis that does not exclude the experience of the subjects. Therefore, there is a rich connection between the educational principle of work and the pedagogical principle of work. In order to account for this proposal, we will seek to appropriate the reflections of the Labor and Education Field, more specifically, empirical research that discusses the knowledge of workers from the work experience.

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Este artigo propõe analisar as possíveis contribuições dos estudos sobre o mundo do trabalho para o Campo da Educação de Jovens e Adultos, EJA, partindo da consideração de que os seus sujeitos são mais trabalhadores estudantes do que estudantes trabalhadores. Assim, interrogar a EJA pela perspectiva do mundo trabalho nos parece uma via fértil, e necessária, para recuperar as abrangências do trabalho na formação humana, na qual a experiência de vida dos trabalhadores seja contextualizada na práxis pedagógica. Portanto, há uma rica conexão entre o princípio educativo do trabalho e o princípio pedagógico do trabalho. Para dar conta dessa proposta, buscaremos nos apropriar das reflexões do Campo Trabalho e Educação, especificadamente, as pesquisas empíricas que discutem os saberes dos trabalhadores oriundos da experiência do/no trabalho.

Biografia do Autor

Geraldo Marcio Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Torneiro Mecânico Senai, Técnico Mecânico CEFET-MG, Licenciado em História (UniBh), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutor em Educação (UFF) e Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar, Faculdade de Educação da UFMG

Heli Sabino Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em História (FAFI-Bh), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutor em Educação (FaE/UFMG) e Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Faculdade de Educação da UFMG.

Publicado
2019-02-21
Como Citar
SANTOS, G.; OLIVEIRA, H. PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA ESCOLA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES E O MUNDO DO TRABALHO / Not to mention that I did not talk about school: the Education of Young and Working Adults and the World of Work. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537, v. 28, n. 1, p. 43-58, 21 fev. 2019.