PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA ESCOLA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES E O MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • Geraldo Marcio Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heli Sabino Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9782

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação, Princípio Educativo do Trabalho e Experiência

Resumo

Este artigo propõe analisar as possíveis contribuições dos estudos sobre o mundo do trabalho para o Campo da Educação de Jovens e Adultos, EJA, partindo da consideração de que os seus sujeitos são mais trabalhadores estudantes do que estudantes trabalhadores. Assim, interrogar a EJA pela perspectiva do mundo trabalho nos parece uma via fértil, e necessária, para recuperar as abrangências do trabalho na formação humana, na qual a experiência de vida dos trabalhadores seja contextualizada na práxis pedagógica. Portanto, há uma rica conexão entre o princípio educativo do trabalho e o princípio pedagógico do trabalho. Para dar conta dessa proposta, buscaremos nos apropriar das reflexões do Campo Trabalho e Educação, especificadamente, as pesquisas empíricas que discutem os saberes dos trabalhadores oriundos da experiência do/no trabalho.

Biografia do Autor

  • Geraldo Marcio Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Torneiro Mecânico Senai, Técnico Mecânico CEFET-MG, Licenciado em História (UniBh), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutor em Educação (UFF) e Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar, Faculdade de Educação da UFMG

  • Heli Sabino Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Licenciado em História (FAFI-Bh), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutor em Educação (FaE/UFMG) e Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Faculdade de Educação da UFMG.

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA ESCOLA : A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES E O MUNDO DO TRABALHO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 43–58, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9782. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9782. Acesso em: 2 mar. 2025.

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