DELINEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ADOTAM COMO PRINCÍPIO A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL / Delineation of research on pedagogical practices adopting as a principle the Zone of Proximal Development

  • José Wilson da Costa CEFET-MG PUC-MINAS
  • Lenise Maria Ribeiro Ortega Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
Palavras-chave: Proximal Development Zone, Distance learning, On-line, Zona de Desenvolvimento Proximal, Educação a Distância, Online

Resumo

This article has as centrality to outline the pedagogical practices that use as a guiding Vygotsky’s principle of Zone of Proximal Development (ZPZ) in educational interactions. The methodology used was the exploratory research carried out in 54 National Databases, where 13,174 papers were found, of which 852 were selected to compose the study. The results refer to the execution of the first part of the research that consisted of a survey of theses and dissertations that adopted the ZPD in the interactions of the practices of distance learning and the compilation of the data. The results pointed out that although the concept of a zone of proximal development has been quite recurrent in the surveys carried out in the last decades, there is still little study on the application of the ZPD on the teaching practices of distance learning on-line.

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Este artigo tem como centralidade delinear as pesquisas sobre as práticas pedagógicas que utilizam como princípio norteador a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky nas interações educacionais. A metodologia adotada utilizou a pesquisa exploratória, realizada em 54 Bases de Dados Nacionais, que permitiu levantar 13.174 trabalhos, dos quais foram selecionados 852 para compor o estudo. Os resultados aqui apresentados referem-se à execução da primeira parte da pesquisa que consistiu em fazer um levantamento das teses e dissertações que adotaram a ZDP nas interações das práticas da educação presencial e a distância e na compilação dos dados. Os resultados apontaram que apesar do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ter sido bastante recorrente nas pesquisas realizadas nas últimas décadas, ainda há poucos estudos que tomam como base às práticas da educação a distância on-line.

Biografia do Autor

José Wilson da Costa, CEFET-MG PUC-MINAS
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG
Lenise Maria Ribeiro Ortega, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
Professora da Graduação e da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
Publicado
2019-02-21
Como Citar
COSTA, J.; ORTEGA, L. DELINEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ADOTAM COMO PRINCÍPIO A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL / Delineation of research on pedagogical practices adopting as a principle the Zone of Proximal Development. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 1, p. 239-250, 21 fev. 2019.