DELINEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ADOTAM COMO PRINCÍPIO A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9864Palavras-chave:
Zona de Desenvolvimento Proximal, Educação a Distância, OnlineResumo
Este artigo tem como centralidade delinear as pesquisas sobre as práticas pedagógicas que utilizam como princípio norteador a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky nas interações educacionais. A metodologia adotada utilizou a pesquisa exploratória, realizada em 54 Bases de Dados Nacionais, que permitiu levantar 13.174 trabalhos, dos quais foram selecionados 852 para compor o estudo. Os resultados aqui apresentados referem-se à execução da primeira parte da pesquisa que consistiu em fazer um levantamento das teses e dissertações que adotaram a ZDP nas interações das práticas da educação presencial e a distância e na compilação dos dados. Os resultados apontaram que apesar do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ter sido bastante recorrente nas pesquisas realizadas nas últimas décadas, ainda há poucos estudos que tomam como base às práticas da educação a distância on-line.
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