A INFLUÊNCIA DE MARXISTAS NAS OBRAS DE PAULO FREIRE

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51353

Palavras-chave:

Marxismo, Paulo Freire, Critical Pedagogy

Resumo

Este artigo examina a influência do marxismo nas obras de Paulo Freire, utilizando uma revisão de literatura para analisar os textos escritos por Freire em vida. O estudo destaca a crítica de Freire ao capitalismo, sua valorização da práxis e da educação como ferramentas de emancipação, integrando-as em sua pedagogia humanista e dialógica. Freire incorpora e expande o marxismo, dialogando com autores marxistas e outros pensadores, refletindo uma abordagem crítica que transcende as fronteiras tradicionais do marxismo. A análise revela que, apesar de algumas diferenças metodológicas e de ênfase, existe uma intersecção significativa entre o pensamento marxista e a pedagogia crítica de Freire. Conclui-se que Freire utilizou o referencial marxista de maneira crítica e criativa, enfatizando a emancipação, a conscientização e a transformação social, ao mesmo tempo que promove uma pedagogia focada na humanização e no diálogo.

Referências

DIAS, Lorena Silva de Andrade.; DONEL, Gislaine Mendes.; PEREIRA, Kariston; COMIOTTO, Tatiana; MUNHOZ, Regina Helena; PAVANATI, Iandra. Análise de ideias marxistas na obra de Paulo Freire. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 36–48, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife: UFR, 1959.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné-Bissau. 3. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1982.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FELÍCIO, Valdimar Cruz. Pedagogia da esperança: um diálogo inicial entre Freire e Marx. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 3, n. 3, p. 70-100, 2022.

FERNANDES, Sabrina, Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.481-496, abr.-jun., 2016.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1985

GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 1996.

MENDES, Samara Jamile; CARNUT, Leonardo. Educação política em Freire e a crítica marxista: reflexões teórico-históricas. Crítica Revolucionária, [S. l.], v. 2, p. e004, 2022.

MICHELS, Lucas Boeira; VOLPATO, Gildo. Marxismo e Fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Filosofia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 122–134, 2011.

Paulo Freire e Sérgio Guimarães: aprendendo 2 - O erro do mecanicismo marxista, 1993. Publicado pelo canal Sérgio Guimarães. São Paulo: Sérgio Guimarães,1993. 1 vídeo (25min19s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y00944p564g. Acesso em: 27 ago. 2023.

Paulo Freire e Sérgio Guimarães: L6-05 - "Eu não me ponho diante de Marx como se estivesse diante de Deus". Publicado pelo canal Sérgio Guimarães. São Paulo: Sérgio Guimarães 2023. vídeo (3min45s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7_BMmsb78Bc. Acesso em: 27 ago. 2023.

PAULO, Fernanda dos Santos. A formação dos (as) educadores (as)populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. 2013. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), Porto Alegre, 2013.

PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanini (Orgs.). Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.

POLLI, José Renato. Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire: a educação vista de baixo. Filosofia e Educação, vol. 14, n. 1, p. 167-200, jan./abr. 2022.

REIS, Claudio. O marxismo e a educação popular. Movimento-revista de educação, [S.l.], v. 7, n. 12, 2020.

SUORANTA, Juha. Paulo Freire, um educador marxista. Educere et Educare, [s.l.], v. 18, n. 46, p.68-94, 2023.

TORRES, Carlos Alberto. Pedagogia da Luta: da Pedagogia do Oprimido à escola pública popular. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997. (Tradução Luzia Araújo, Talia Bugel).

Downloads

Publicado

2024-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A INFLUÊNCIA DE MARXISTAS NAS OBRAS DE PAULO FREIRE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 88–101, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.51353. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51353. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 38

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.