TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE AS AMBIGUIDADES DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E OS REAIS INTERESSES DOS TRABALHADORES SOBRE A ESCOLA / Work and education: between the theory of human capital ambiguities and the real interest of workers about the school

Auteurs

  • Roney Gusmão Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Elizabeth Santos Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mots-clés :

Teoria do capital humano, Trabalho, Educação

Résumé

A análise dos significados adquiridos pela educação na sociedade contemporânea solicita debruçar sobre os próprios trâmites históricos sinalizados pela conjuntura socioeconômica em vigor na sociedade. A teoria do capital humano, por exemplo, e todas as suas reedições ainda presentes nas relações entre trabalho e educação aportam nos sentidos da escolarização, inferindo valores e norteando, de forma altamente ambígua, a prática educacional. Nesse sentido, o presente artigo pretende interpretar a forma como a teoria do capital humano inferiu significados na relação escola e trabalho, salientando os seus resultados para a educação escolar. Cabe salientar que a teoria do capital humano, embora inicialmente mencionada na década de 1950, contém reformulações ainda presentes na atualidade, resultando em frequentes desregulações entre os interesses reais daqueles que buscam a escola e os elementos que parecem nortear a prática pedagógica a partir da lógica capitalista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Roney Gusmão Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Geografia, Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade e doutorando em mesma área pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista. Leciona Filosofia no ensino médio da Rede Estadual de Educação e no ensino superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciência.

Ana Elizabeth Santos Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-doutora em Educação pela Unicamp. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Museu Pedagógico da UESB.

Téléchargements

Publiée

2013-02-21

Comment citer

CARMO, R. G.; ALVES, A. E. S. TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE AS AMBIGUIDADES DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E OS REAIS INTERESSES DOS TRABALHADORES SOBRE A ESCOLA / Work and education: between the theory of human capital ambiguities and the real interest of workers about the school. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 129–141, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8912. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

<< < > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.