Nutrição aminoacídica de bovinos leiteiros
Palavras-chave:
Aminoácidos. Degradabilidade. Digestibilidade. PDR. PNDR. Proteína microbiana.Resumo
O estudo do metabolismo das proteínas nos ruminantes tem merecido bastante atenção, pois a adoção de dietas com baixos teores de N é utilizada para aumentar a eficiência da utilização de nitrogênio pelo animal e aumentar a rentabilidade do sistema. O aumento da eficiência de utilização do N pode melhorar a economia do sistema de produção, reduzir o impacto ambiental e diminuir a demanda por fontes protéicas na alimentação animal. A exigência real dos ruminantes é por aminoácidos e não por proteína bruta. O conhecimento atual é demasiadamente limitado para que se possa criar um modelo que estime a exigência de cada aminoácido essencial, e diferentemente do que acontece na nutrição de monogástricos nos quais a deficiência de determinado aminoácido pode ser suprida com a simples inclusão na dieta, na nutrição de ruminantes ocorre a degradação ruminal. A alteração desse aminoácido muda a composição da digesta que chega ao intestino delgado devido à transformação de aminoácido em proteína microbiana. A maximização da síntese de proteína microbiana no rúmen leva ao maior aporte de aminoácidos para o intestino delgado, conseqüentemente maior produção de leite, ganho de peso e crescimento, porém os recursos para maximizar esse aporte também possuem dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.