Avaliação econômica e produtiva dos sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta
Palavras-chave:
Produção sustentável. Recuperação de pastagem. Viabilidade financeira.Resumo
Com o crescimento da população mundial existe uma maior demanda por alimentos. A necessidade de investimentos em tecnologia em busca de maior produtividade sem efeito negativo sobre o meio ambiente é inquestionável. Sistemas integrados como a integração lavoura pecuária e integração lavoura pecuária floresta são sistemas conservacionistas e sustentáveis que ganham destaque no cenário nacional uma vez que reduzem o risco financeiro e produtivo no setor agropecuário sem causar danos a natureza. A intensificação do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção com a integração lavoura pecuária e lavoura pecuária floresta podem contribuir para aumento da produtividade do rebanho, encurtar o ciclo de produção, através da diversificação e rotação das atividades de agricultura, pecuária e floresta, com benefícios para ambas, como melhoria das propriedades físicas do solo; quebra do ciclo de pragas e doenças; redução dos riscos econômicos pela diversificação das atividades, redução de custos na preparação e na renovação de pastagens em processo de degradação, além de contribuir para uma parcela significativa da mitigação de gases do efeito estufa no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.