Virginiamicina na alimentação de ruminantes
Palavras-chave:
Aditivos. Desempenho. Fermentação ruminal. Ganho de peso.Resumo
Aditivos são utilizados na nutrição de ruminantes como uma estratégia para aumentar o ganho de peso e melhorar a eficiência alimentar. Eles podem proporcionar modificações na fermentação ruminal, principalmente devido a mudanças na população microbiana. A virginiamicina (VM) é um antibiótico produto da fermentação de cepas de bactérias Streptomyces virginae que possui ação como promotor de crescimento quando utilizada em doses baixas. Em ruminantes, a VM age contra bactérias gram-positivo, inibindo assim o crescimento de bactérias ruminais produtoras de ácido láctico. Com esta ação há um aumento de bactérias ruminais gram-negativo, ocasionando maior produção de propionato no rúmen, podendo assim diminuir a produção de metano. As alterações no padrão de fermentação ruminal promovidas pela VM podem aumentar a eficiência de utilização de energia da dieta. Além disso, a VM pode provocar estabilização do pH ruminal, além de reduzir doenças metabólicas como acidose e incidência de abscessos hepáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.