Mercado consumidor e a qualidade de carne bovina no Brasil
Palavras-chave:
Cadeia mercadológica. Carne bovina. Qualidade de carne.Resumo
Na comercialização da maior parte da carne bovina no Brasil, o preço é ditado pelo mercado, uma vez que a carne bovina é uma commodity agrícola. Sendo assim o produtor se torna um refém da cadeia produtiva, produzindo um produto de baixa qualidade devido a má remuneração. Na busca de alternativas para este fato, estão as melhorias na qualidade da carne a ser produzida agregando valor no produto final, desvinculando o preço da commodity. Produzindo assim, um produto diferenciado atendendo as exigências de um mercado consumidor específico. A adequação do marketing ao local e ao público pode incrementar a venda de carne bovina, uma vez que a higiene, o cheiro (odor), a aparência, a ausência de resíduos, ser saudável, ser fresca, ser saborosa, ser macia, ter coloração adequada e ser nutritiva são os atributos considerados mais importantes pelos consumidores de carne bovina na sua decisão de compra. A qualidade da carne bovina é medida através da mensuração de algumas características, dentre estas estão força de cisalhamento, grau de acabamento, cor da carne, entre outras. Características estas influenciadas pela dieta fornecida aos animais, idade de abate, genética dos animais, sexo, dentre outros. Esta qualidade da carne tem sido buscada, dentro da cadeia mercadológica da carne, na tentativa de melhorar o produto ofertado ao consumidor e com isso atender aos nichos de mercado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.