Nutrição aminoacídica de bovinos leiteiros
Keywords:
Aminoácidos. Degradabilidade. Digestibilidade. PDR. PNDR. Proteína microbiana.Abstract
O estudo do metabolismo das proteínas nos ruminantes tem merecido bastante atenção, pois a adoção de dietas com baixos teores de N é utilizada para aumentar a eficiência da utilização de nitrogênio pelo animal e aumentar a rentabilidade do sistema. O aumento da eficiência de utilização do N pode melhorar a economia do sistema de produção, reduzir o impacto ambiental e diminuir a demanda por fontes protéicas na alimentação animal. A exigência real dos ruminantes é por aminoácidos e não por proteína bruta. O conhecimento atual é demasiadamente limitado para que se possa criar um modelo que estime a exigência de cada aminoácido essencial, e diferentemente do que acontece na nutrição de monogástricos nos quais a deficiência de determinado aminoácido pode ser suprida com a simples inclusão na dieta, na nutrição de ruminantes ocorre a degradação ruminal. A alteração desse aminoácido muda a composição da digesta que chega ao intestino delgado devido à transformação de aminoácido em proteína microbiana. A maximização da síntese de proteína microbiana no rúmen leva ao maior aporte de aminoácidos para o intestino delgado, conseqüentemente maior produção de leite, ganho de peso e crescimento, porém os recursos para maximizar esse aporte também possuem dificuldades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.