Bolo sem glúten a base de farinha de arroz e farinha de baru
Palavras-chave:
Desenvolvimento de produtos. Frutos do Cerrado. Oriyza sativa L. Tecnologia de bolos.Resumo
O objetivo desse trabalho foi desenvolver formulações de bolo com substituição parcial de farinha de arroz integral (FA) por farinha de baru (FB). Os bolos foram formulados com diferentes níveis de substituição da FA pela FB (25 e 50%) e uma amostra sem adição de FB. As amostras foram analisadas físico-quimicamente para determinação da composição centesimal e tecnologicamente, índice de volume (IV), de simetria (IS) e de contorno (IC). O bolo com 50% de FB apresentou diferença significativa para o IV e IS em relação ao controle, e teor de umidade significativamente superior quando comparado ao controle. Quanto aos teores de proteínas e lipídeos, estes não apresentaram diferenças entre os tratamentos, diferentemente do teor de cinzas, os quais aumentaram significativamente com o aumento da substituição com FB. Em relação ao IV, o bolo com 25% de FB foi semelhante ao bolo controle, enquanto que para o bolo com 50% de FB, o IS foi estatisticamente melhor, se aproximando de zero. Foi possível concluir que é viável a utilização de até 25% de FB em substituição à FA em formulações de bolo, mantendo as mesmas características físico-químicas e tecnológicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.