Controle in vitro e in vivo de Haemonchus contortus com extrato aquoso das folhas de Mangifera indica. L
Palavras-chave:
Fitoterapia. Ovinos. Redução de OPG. Verminose.Resumo
Avaliou-se a eficácia do extrato aquoso de folhas de Mangifera indica L. na inibição do desenvolvimento larval de Haemonchus contortus de ovinos. Utilizou-se coproculturas quantitativas com seis tratamentos e cinco repetições: levamisol (25mg/mL), controle (H20 destilada) e cinco concentrações do extrato entre 1,81-29,1 mg/mL. No experimento in vivo foi avaliada a ação anti-helmíntica do extrato aquoso de M. indica em cordeiros Santa Inês, divididos em dois grupos homogêneos contendo 10 cordeiros cada, sendo um grupo tratado com o extrato aquoso da manga a 0,601 g/kg PC e outro não tratado. Os resultados in vitro demonstraram eficácia anti-helmíntica entre 42,5-88,7% diferindo estatisticamente do tratamento com água destilada, indicando dose dependência (p<0,05). No teste in vivo o extrato aguoso das folhas de manga apresentou eficácia de 41,8% para redução de ovos nas fezes após 28 dias de observação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.