Plaquetograma de ovinos infestados por nematoide e tratados com "cogumelo do sol"
Palavras-chave:
Controle alternativo. Pequenos ruminantes. Plaquetas, Agaricus blazei.Resumo
Para avaliar o plaquetograma e parâmetros parasitológicos de ovinos infectados experimentalmente com Haemonchus contortus e tratados com "cogumelo do sol" (Agaricus blazei), foram utilizados cordeiros mestiços da raça Santa Inês machos castrados com contagem de ovos por grama de fezes (OPG) superiores a 3000. Os animais foram distribuídos em três grupos tratados com pó do basidiocarpo do fungo, vermifugados com triclorfon e o grupo controle não tratado. Os dados foram submetidos à análise de variância com teste de Student-Newman-Keuls ou Scott-Knott (p≤0,05) em delineamento inteiramente ao acaso e arranjo em parcelas subdivididas, sendo os tratamentos as parcelas e períodos de coleta as subparcelas. O tratamento com A. blazei apresentou eficácia anti-helmíntica entre 28,6 a 54,2% e o desempenho foi similar. Para plaquetas não ocorreram diferenças significativas. A administração do "cogumelo do sol" não promoveu alterações no plaquetograma de ovinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.