Eritrócitos e hematócrito de ovinos com haemoncose tratados com plantas do Cerrado
Palavras-chave:
Eritrograma. Helminto. Ruminante. Verminose.Resumo
Utilizou-se em delineamento inteiramente casualizado 20 borregas Santa Inês mestiças, infectadas com Haemonchus contortus, divididas em grupos tratados com Caryocar brasiliense, Ximenia americana, Piptadenia viridiflora e vermifugados ou não com levamisol. Os dados foram submetidos à análise de variância com teste Student-Newman-Keuls (P≤0,05). Eritrócitos permaneceram dentro referência para ovinos e as médias foram superiores (P≤0,05) nos dias zero, sete e 14, se comparadas ao dia 28. Nos grupos controle e tratado com pequi estes foram superiores (P≤0,05) ao levamisol. Hematócrito foi compatível com a normalidade e a média aos 14 dias foi superior (P≤0,05) aos 28 dias. Os menores hematócritos ocorreram com X. americana e levamisol. Análises futuras da interação de tempos e tratamentos são necessárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.