Metabólitos proteicos de ovinos mestiços Santa Inês confinados no Norte de Minas Gerais
Palavras-chave:
Ovis aries. Proteinograma. Semiárido. Fisiologia.Resumo
Para descrever e avaliar o sexo e período de coleta sobre proteinograma de ovinos mestiços da raça Santa Inês criados no semiárido, foram utilizados oito animais, quatro fêmeas e quatro machos com 24 kg de peso corporal médio e idade entre quatro a seis meses pertencentes ao Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Os grupos permaneceram separados conforme o sexo em baias coletivas por 30 dias. A dieta experimental possuía água ad libitum e relação concentrado: volumoso de 60:40 para ganho previsto de 200 gramas por dia, sendo fornecida ás 8 e 16 h. As coletas sanguíneas foram realizadas às 7h, após jejum alimentar de 12h nos dias zero, sete e 14 entre novembro a dezembro de 2012. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, as variáveis com distribuição normal foram analisadas em parcelas subdivididas, sendo sexo as parcelas e dias de coleta as subparcelas. Para os resultados não paramétricos utilizaram-se os testes de Wilcoxon ou Kruskal-Wallis. Os valores encontrados estiveram dentro do valor de normalidade de ovinos preconizado na literatura consultada exceto para a relação albumina: globulina. As fêmeas apresentaram maiores valores para as concentrações de ureia. Apesar de existirem trabalhos de caracterização de ovinos da raça Santa Inês, ainda há poucas referências sobre parâmetros sanguíneos de ovinos criados no semiárido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.