Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais.

Authors

  • TANIA DE FREITAS RESENDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FAC EDUCAÇÃO

Keywords:

educação, desigualdades, currículo

Abstract

Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças – por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas – que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de eqüidade/iniqüidade do sistema educacional.

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Author Biography

TANIA DE FREITAS RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FAC EDUCAÇÃO

Pedagoga, doutora em Educação. Professora do Depto de Ciências Aplicadas à Educação da FaE/UFMG -área de Sociologia da Educação.

Published

2023-05-29

How to Cite

DE FREITAS RESENDE, T. (2023). Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação Em Revista, 28(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21029

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