Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais.

Autores

  • TANIA DE FREITAS RESENDE Faculdade de Educação - UFMG

Palavras-chave:

educação, desigualdades, currículo

Resumo

Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças – por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas – que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de eqüidade/iniqüidade do sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TANIA DE FREITAS RESENDE, Faculdade de Educação - UFMG

Professora do Depto de Ciências Aplicadas à Educação - área de Sociologia da Educação. Pesquisadora dos grupos OSFE - Observatório Sociológico Família-Escola e TEIA - Territórios, Educação Integral e Cidadania.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

DE FREITAS RESENDE, T. (2023). Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação Em Revista, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21029

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.