Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira

Autores

  • Marlene Rosa Cainelli UEL
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

ensino de história, ensino fundamental

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, UEL

  • Doutora em História - UFPR - Pós doutora pela Unversidade do Minho- Portugal - Pesquisadora do programa em Educação da Universidade Estadual de Londrina; Coordenadora do grupo de Pesquisa História e Ensino; Coordenadora do PIBID/ História da Uniersidade Estadual de Londrina.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação- Unicamp. Lider do grupo de pesquisa História e Ensino. Coordenadora do PIBID/ Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina .

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cainelli, M. R., & Ferreira de Oliveira, S. R. (2023). Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira. Educação Em Revista, 29(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093

Edição

Seção

Artigos