PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: TENSÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Produção do conhecimento, Pós-graduação, Políticas de ciência e tecnologia.Resumo
O texto analisa as tensões, tendências e desafios da expansão e da produção do conhecimento nas universidades e instituições públicas no Brasil, considerando as transformações no capitalismo globalizado e nas políticas e marco legal na área de CT&I, pesquisa e pós-graduação no Brasil. O estudo mostra que essa produção tornou-se uma questão de Estado, sobretudo a partir dos anos 1990, em face da necessidade de aumento da competitividade empresarial e do país no cenário da globalização produtiva. A consolidação da pós-graduação, a criação dos fundos setoriais, assim como a ampliação do financiamento para a pesquisa, tem contribuído fortemente para a ampliação do conhecimento, como evidencia os indicadores da pós-graduação, da internacionalização e da produção científica do Brasil. Nesse contexto, o estudo aponta para mudanças significativas nas políticas, na expansão e na geração do conhecimento, especialmente em termos dos fins e do modus operandi da universidade e do trabalho acadêmico.
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