PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: TENSÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Keywords:
Produção do conhecimento, Pós-graduação, Políticas de ciência e tecnologia.Abstract
O texto analisa as tensões, tendências e desafios da expansão e da produção do conhecimento nas universidades e instituições públicas no Brasil, considerando as transformações no capitalismo globalizado e nas políticas e marco legal na área de CT&I, pesquisa e pós-graduação no Brasil. O estudo mostra que essa produção tornou-se uma questão de Estado, sobretudo a partir dos anos 1990, em face da necessidade de aumento da competitividade empresarial e do país no cenário da globalização produtiva. A consolidação da pós-graduação, a criação dos fundos setoriais, assim como a ampliação do financiamento para a pesquisa, tem contribuído fortemente para a ampliação do conhecimento, como evidencia os indicadores da pós-graduação, da internacionalização e da produção científica do Brasil. Nesse contexto, o estudo aponta para mudanças significativas nas políticas, na expansão e na geração do conhecimento, especialmente em termos dos fins e do modus operandi da universidade e do trabalho acadêmico.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.