PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: TENSÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Karine Nunes de Moraes Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás
  • João Ferreira Oliveira Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goias

Palabras clave:

Produção do conhecimento, Pós-graduação, Políticas de ciência e tecnologia.

Resumen

O texto analisa as tensões, tendências e desafios da expansão e da produção do conhecimento nas universidades e instituições públicas no Brasil, considerando as transformações no capitalismo globalizado e nas políticas e marco legal na área de CT&I, pesquisa e pós-graduação no Brasil. O estudo mostra que essa produção tornou-se uma questão de Estado, sobretudo a partir dos anos 1990, em face da necessidade de aumento da competitividade empresarial e do país no cenário da globalização produtiva. A consolidação da pós-graduação, a criação dos fundos setoriais, assim como a ampliação do financiamento para a pesquisa, tem contribuído fortemente para a ampliação do conhecimento, como evidencia os indicadores da pós-graduação, da internacionalização e da produção científica do Brasil. Nesse contexto, o estudo aponta para mudanças significativas nas políticas, na expansão e na geração do conhecimento, especialmente em termos dos fins e do modus operandi da universidade e do trabalho acadêmico.

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Moraes, K. N. de, & Oliveira, J. F. (2023). PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: TENSÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21269

Número

Sección

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

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