A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Língua Estrangeira, Ensino Superior, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente estudo tem como enfoque a oferta de Língua Estrangeira (LE) no Ensino Superior nacional, em vista das demandas das esferas acadêmica e profissional mediante os parâmetros da sociedade globalizada e sua influência no processo de internacionalização das universidades. Para tanto, é apresentado um breve histórico das Instituições de Ensino Superior no país, até a configuração dos modelos institucionais recentes, tendo como enfoque a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, a qual viabilizou a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a reformulação curricular de todos os níveis da educação. Deste modo, seguindo a necessidade de domínio de uma LE, sobretudo da Língua Inglesa (LI), considerada como língua franca acadêmica (JENKINS, 2013), é realizada uma pesquisa pela oferta de LE nos cursos de graduação com base nos pareceres e decretos que norteiam seus currículos nas duas últimas décadas, disponibilizados publicamente pelo site do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). A partir da análise dos arquivos, foram percebidas menções ao domínio de LE, por vezes definidas como LI e Língua Espanhola, sendo sua oferta relacionada sobretudo ao desenvolvimento da competência comunicativa e da habilidade leitora. Deste modo, observou-se que a LE tem como papel permitir o acesso, a participação e a divulgação das atividades acadêmicas de pesquisa e extensão em âmbito global, além de estar relacionada à atuação do profissional em formação em vista das demandas vigentes.

Biografia do Autor

  • Elaine de Castro, UFMS

    Graduada em Letras Estrangeiras Modernas com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializada em Formação de Professores de Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É mestre em Estudos Linguísticos: Ensino-aprendizagem de Línguas pela UEM e atua como professora colaboradora na Unespar - Campus de Apucarana, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa I, II, III e IV no curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Inglês Instrumental no curso de Turismo, além de lecionar autonomamente Língua Inglesa e Alemã. É doutoranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Campus de Três Lagoas, na área de Estudos Linguísticos e inserida na linha de pesquisa em discurso, subjetividade e ensino de línguas.

  • Ulisses Oliveira, UFMS

    Ulisses Oliveira possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa “Discurso, subjetividade e ensino de línguas”, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas ligadas ao projeto de pesquisa que coordena ("Novos discursos e linguagens: perspectivas sistêmico-funcionais na análise de multimodalidade, cultura e ideologia na mídia"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de coordenar a disciplina de Inglês na modalidade híbrida blended learning na Escola de Negócios e Hospitalidade. Durante esse período, Ulisses também lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com enfoque na em persuasão e ideologia, em pesquisas de interface entre literatura e linguística; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Publicado

2023-02-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. (2023). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35876

Artigos Semelhantes

1-10 de 222

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.