A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Língua Estrangeira, Ensino Superior, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente estudo tem como enfoque a oferta de Língua Estrangeira (LE) no Ensino Superior nacional, em vista das demandas das esferas acadêmica e profissional mediante os parâmetros da sociedade globalizada e sua influência no processo de internacionalização das universidades. Para tanto, é apresentado um breve histórico das Instituições de Ensino Superior no país, até a configuração dos modelos institucionais recentes, tendo como enfoque a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, a qual viabilizou a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a reformulação curricular de todos os níveis da educação. Deste modo, seguindo a necessidade de domínio de uma LE, sobretudo da Língua Inglesa (LI), considerada como língua franca acadêmica (JENKINS, 2013), é realizada uma pesquisa pela oferta de LE nos cursos de graduação com base nos pareceres e decretos que norteiam seus currículos nas duas últimas décadas, disponibilizados publicamente pelo site do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). A partir da análise dos arquivos, foram percebidas menções ao domínio de LE, por vezes definidas como LI e Língua Espanhola, sendo sua oferta relacionada sobretudo ao desenvolvimento da competência comunicativa e da habilidade leitora. Deste modo, observou-se que a LE tem como papel permitir o acesso, a participação e a divulgação das atividades acadêmicas de pesquisa e extensão em âmbito global, além de estar relacionada à atuação do profissional em formação em vista das demandas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine de Castro, UFMS

Graduada em Letras Estrangeiras Modernas com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializada em Formação de Professores de Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É mestre em Estudos Linguísticos: Ensino-aprendizagem de Línguas pela UEM e atua como professora colaboradora na Unespar - Campus de Apucarana, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa I, II, III e IV no curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Inglês Instrumental no curso de Turismo, além de lecionar autonomamente Língua Inglesa e Alemã. É doutoranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Campus de Três Lagoas, na área de Estudos Linguísticos e inserida na linha de pesquisa em discurso, subjetividade e ensino de línguas.

Ulisses Oliveira, UFMS

Ulisses Oliveira possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa “Discurso, subjetividade e ensino de línguas”, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas ligadas ao projeto de pesquisa que coordena ("Novos discursos e linguagens: perspectivas sistêmico-funcionais na análise de multimodalidade, cultura e ideologia na mídia"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de coordenar a disciplina de Inglês na modalidade híbrida blended learning na Escola de Negócios e Hospitalidade. Durante esse período, Ulisses também lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com enfoque na em persuasão e ideologia, em pesquisas de interface entre literatura e linguística; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Publicado

2023-02-15

Como Citar

de Castro, E., & Tadeu Vaz de Oliveira, U. (2023). A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35876

Edição

Seção

Artigos