Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem
Palavras-chave:
Alfabetização, LeituraResumo
O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado.
Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.
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