Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia

Authors

  • Moema Helena Koche de Albuquerque Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC
  • Eloisa Acires Candal Rocha UNOESC – Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC
  • Márcia Buss-Simão Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Educação infantil. Currículo. Pedagogia. Formação docente.

Abstract

O presente artigo, apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Moema Helena Koche de Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Coordenadora Pedagógica e de Pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Eloisa Acires Candal Rocha, UNOESC – Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino. NDI/CED/UFSC

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN).

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Márcia Buss Simão Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Linha de Ensino e Formação de Educadores Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância - NUPEIN

Published

2023-05-30

How to Cite

Albuquerque, M. H. K. de, Rocha, E. A. C., & Buss-Simão, M. (2023). Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia. Educação Em Revista, 34. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21290