As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a Diferença?

Autores/as

  • MAURO CEZAR COELHO Universidade Federal do Pará
  • Wilma Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino de História, Lei 10.639/03, Currículo,

Resumen

O artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados.

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Biografía del autor/a

MAURO CEZAR COELHO, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de História.

Wilma Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de História.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

COELHO, M. C., & Baía Coelho, W. N. (2023). As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a Diferença?. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21307

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