Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?

Autores/as

  • Maria Cláudia Dal'Igna

Palabras clave:

: Educação escolar, ; Estudos de gênero, Desempenho escolar

Resumen

Este artigo desdobra-se de uma pesquisa desenvolvida desde a perspectiva dos estudos de gênero e dos estudos culturais, articulados com o pósestruturalismo de Michel Foucault. Na articulação desses campos, analiso alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa (é incorporado e mobilizado) e constitui o discurso pedagógico que, articulado com outros discursos, define e regula o que se entende por desempenho escolar nos anos iniciais de escolarização. Para compor meu corpus de pesquisa, construí uma metodologia de investigação, que intitulei de Grupo de discussão, com professoras de séries iniciais das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Leopoldo/RS. A trama das ferramentas conceituais com os materiais possibilita-me tanto visibilizar quanto discutir, analisar e problematizar as relações de poder que constituem, classificam e posicionam meninos e meninas em lugares diferenciados e hierarquizados no que se refere ao desempenho escolar, atribuindo a este diferentes significados.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Maria Cláudia Dal’Igna. (2023). Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45530

Número

Sección

Dossiê: Gênero, sexualidade e educação

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