Matchday na Neo Química Arena ressignificação e redimensionamento dos jogos do Corinthians
Contenu principal de l'article
Résumé
Com o futebol potencializado ainda mais como negócio no Século XXI, e em decorrência do processo de “arenização” dos recintos esportivos, o evento jogo de futebol passou por um redimensionamento. Local edificador de identidades e produtor de sentido de pertencimento, os estádios se configuram atualmente como um elemento crucial para atender às novas demandas econômicas às quais este esporte está submetido. Desta forma, o presente artigo objetiva investigar as estratégias do Corinthians para engajamento da Fiel Torcida no Matchday do estádio do clube, a Neo Química Arena, e questionar o quão acessível seria o consumo dos novos dispositivos. Metodologicamente o estudo se fundamenta nas pesquisas bibliográfica e documental. Pôde-se concluir que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, bem como se produzem novos sentidos para o estádio a partir das experiências ofertadas aos torcedores. No entanto, o consumo e a participação nestas experiências é inviável para a maioria dos corinthianos.
Téléchargements
Details de l'article
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Références
ANTUNES, Fatima Martins Rodrigues Ferreira. “Com brasileiro não há quem possa!”: Futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. São Paulo: Editora UNESP, 2004. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302789
BELIK, Walter. Estudo sobre a Cadeia de Alimentos. Disponível em: https://bit.ly/3Pw1HmN. Acesso em: 21 out. 2021.
CAMAROTE ARENA KIDS. Hotsite Camarote Arena Kids. 2021. Disponível em: https://www.camarotearenakids.com.br/. Acesso em: 20 out. 2021.
CAMAROTE FIELZONE. Hotsite Camarote Fielzone. 2021. Disponível em: https://camarotefielzone.com.br/. Acesso em: 20 out. 2021.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espe-táculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. 435 p. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universida-de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2005.
DIAFÉRIA, Lourenço. Coração corinthiano. São Paulo: Fundação Nestle, 1992.
FERRARI, Nathalie. A (re)elitização do futebol moderno: espetacularização do esporte mais popular do Brasil como um negócio. Revista eletrônica de Ciên-cias Sociais e Filosofia – Revista Alamedas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, n. 1, v. 7, p. 65-76, ago., 2019. DOI: https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.22664
FRONCILLO, Adriano; ALMEIDA, Marco. Análises sociais do impacto da cons-trução do estádio do Corinthians para Itaquera. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v.18, n. 179, p.1, abr., 2013. Disponível em: https://bit.ly/3a2vjI6. Acesso em: 13 out. 2021.
GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior ex-pressão popular do país. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
IBOPE Repucom. DNA Torcedor: Corinthians. Ibope Repucom. Ago. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Nx0fip. Acesso em: 14 out. 2021.
MARTINEZ, André. Centenário do Corinthians. São Paulo: Larousse Brasil, 2010.
MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
MASCARENHAS, Gilmar. Um jogo decisivo, mas que não termina: a disputa pelo sentido da cidade nos estádios de futebol. Revista Cidades, Universida-de Estadual Paulista, n. 17, v. 10, p. 142-170, 2013. DOI: https://doi.org/10.36661/2448-1092.2013v10n17.12020
NEO QUÍMICA ARENA. [serviços]. 2021. Disponível em: https://www.neoquimicaarena.com.br/servicos. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ricardo César. A Reviravolta do “fanáticos”: Arenização, agenciamentos mercadológicos e novos movimentos políticos a partir do Sport Club Internacional. (Tese). Doutorado em Antropologia Social, Instituto de Fi-losofia e Ciências Sociais da UFRGS, Porto Alegre, 2017.
SANTOS, Irlan. O público dos estádios: marcos históricos da atual elitização e arenização do futebol brasileiro. In: Congresso de Ciências da Comunicação na região nordeste, 16, 2014, João Pessoa. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. João Pessoa: Intercom, 2014. p. 1-15. Disponível em: https://bit.ly/3Ntfd96. Acesso em: 6 out. 2021.
SIMÕES, Irlan. Clientes versus Rebeldes: novas culturas torcedoras nas are-nas do futebol moderno. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.
SOUZA, Denaldo Achorne de. O Brasil entra em campo!: Construções e re-construções da identidade nacional (1930-1947). São Paulo: Editora Anna-blume, 2008.
TIROLESA SELOKO. Hotsite Tirolesa Seloko. 2021. Disponível em: https://tirolesaseloko.com.br. Acesso em: 20 out. 2021.
VIVEK, Shiri D. A scale of consumer engagement. 248 f. Trabalho de conclu-são de Curso (Doutorado) – The University of Alabama, Tuscaloosa, Alabama, 2009.