Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais em IES públicas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37169Palabras clave:
Automação de Processos Acadêmicos, Emissão de Diploma Digital, Transformação Digital, Portarias MEC 330, 554 e 1.095, Plataforma de Negócio DigitalResumen
Este artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. Em virtude da morosidade do processo, bem como da padronização documento, este estudo demonstra a proposição de um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do Ministério da Educação. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da plataforma. Conclui-se que a plataforma é viável de ser implementada, e que as metodologias utilizadas podem auxiliar as Instituições de Ensino Superior públicas a transformar digitalmente seus processos.
Descargas
Citas
AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, número especial, p. 187-201, fev. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22288>. Acesso em: 15 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.095 de 25 de outubro de 2018. Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 315 de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2018c.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 330 de 5 de abril de 2018. Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 2018b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/>. Acesso em: 15 abr. 2019.
EBERT, Christof; DUARTE, Carlos Henrique C. Digital transformation. Ieee Software, v. 35, n. 4, p. 16-21, 2018.
KOHLBACHER, Markus. The Effects of Process Orientation: a literature review. Business Process Management Journal, v. 16, n. 1, p. 135-152, 2010.
KOTARBA, Marcin. Digital transformation of business models. Foundations of management, v. 10, n. 1, p. 123-142, 2018.
GARTNER INSTITUTE. Gartner Glossary. [S.l]: Gartner Institute, [ca. 2020]. Disponível em: <https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary>. Acesso em: 20 fev. 2021.
JANISSEK, Janice et al. Concepções de Universidade Inovadora: Uma análise a partir da cognição de gestores universitários. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, XIV, dez. 2014, Florianópolis. Anais... [s. n]. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132035>. Acesso em 30 abr. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PATEL, Keyur. MCCARTHY, Mary Pat. Digital transformation: The essentials of e-business leadership. New York: McGraw-Hill, 2000.
WIESBÖCK, Florian; HESS, Thomas. Digital innovations. Electronic Markets, p. 1-12, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.