Quarteto de Cordas nº 3 de Alfred Schnittke

uma análise de suas intertextualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.20068

Palavras-chave:

Alfred Schnittke, Intertextualidade, Processo composicional, Análise musical

Resumo

Este estudo é uma análise do processo composicional intertextual de Alfred Schnittke no seu Quarteto de Cordas nº 3 (1983). O objetivo da análise é compreender como Schnittke abstrai elementos musicais de obras de outros compositores (“textos”) para reutilizá-los em seu Quarteto, especificamente o tema da Grande Fuga op. 133 de Beethoven, um motivo do Stabat Mater de Orlando Di Lasso e o monograma DSCH de Dmitri Shostakovich. Para tanto, este estudo discorre sobre: o uso de citações e alusões segundo Schnittke; a gênese e a estrutura do Quarteto de cordas nº 3; e a forma como os textos apropriados por Schnittke são resignificados em sua obra. A análise demonstrou que Schnittke realiza diversas transformações nos textos abstraídos para adaptá-los ao contexto sonoro e estrutural do Quarteto de cordas nº 3.

Biografia do Autor

  • João Francisco de Souza Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em composição musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2019). Possui bacharelado em violão pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL (2008) e mestrado em Teoria e Criação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2013). Seus trabalhos e pesquisas abordam especialmente os seguintes temas: intertextualidade, composição, violão, arranjo, análise musical e educação musical. Atualmente realiza o curso de pós-doutorado em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como professor substituto no curso de música da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

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Como Citar

“ Quarteto De Cordas Nº 3 De Alfred Schnittke: Uma análise De Suas Intertextualidades”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.20068.

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