Compondo música aleatória através da interação

um ambiente de composição baseado na interação com tecnologias móveis em espaços públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26077

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, Música aleatória, Composição colaborativa, Interação sonora, Espacialização sonora

Resumo

Arte pública urbana é uma exposição de arte realizada em locais públicos, contextualizada com seu entorno e seu público. A tecnologia é uma tendência significativa na arte pública por suas possibilidades de conexão com a vida humana, fomentando diferentes formas de interação. Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta de instalação que consiste em um ambiente para criação de música aleatória colaborativa a partir da interação com dispositivos móveis em espaços públicos. Todos os participantes da instalação são compositores e a interação é um agente do acaso, embora siga os métodos de composição de John Cage. A fim de sondar a tecnologia, realizamos dois estudos-piloto, seguidos de um workshop para a própria instalação. Esses dois estudos-piloto nos levaram a uma nova versão que foi colocada em prática durante o workshop. Durante a oficina, a interação dos participantes gerou quatorze composições, e os sons resultantes da composição colaborativa foram disponibilizados ao público por meio de um site.

Biografia do Autor

  • Mauro Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

    MSc. Mauro Amazonas é graduado no curso de Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e doutorando do curso de pós-graduação em informática do Instituto de Computação - IComp da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua na área de Redes de Computadores, Programação de Computadores, Hardware, Banco de Dados, Computação Musical e Sistemas Colaborativos.

  • Thais Castro, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

    Dra. Thais Castro é professora associada da Universidade Federal do Amazonas, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Concluiu seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação Científica e Tecnológica da UFSC e realizou o Doutorado em Informática na PUC-Rio (2011), durante o qual fez o programa Doutorado Sanduiche na University of Edinburgh (2009-2010). Seu foco de pesquisa é em acessibilidade, aprendizagem inclusiva e acessibilidade em entretenimento através de tecnologia, onde possui interesse especial em processos de design inclusivo, processo ensino-aprendizagem inclusivo através de tecnologias assistivas, métodos de design baseados nas pessoas e avaliação de artefatos computacionais interativos.

  • João Gustavo Kienen, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

    Dr. João Gustavo Kienen, pianista, pesquisador, educador musical, doutor e mestre no PPGSCA/UFAM,  docente na Faculdade de Artes/UFAM. Na pesquisa atua nas áreas práticas interpretativas, musicologia histórica, pianismos na amazônia, computacão musical. Docente do programa Mestrado Profissional em Artes, Diretor da Faartes/UFAM.

  • Rosiane Freitas, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

    Rosiane de Freitas é cientista da computação, amante da matemática computacional, dos problemas complexos e das estratégias algorítmicas. Professora do IComp/UFAM, com Mestrado pelo IC/UNICAMP e Doutorado pela COPPE/UFRJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq em "Otimização, algoritmos e complexidade computacional", coordena projetos e orienta teses, dissertações e ICs em colaboração com grupos de pesquisa pelo mundo, com ênfase em otimização combinatória, teoria dos grafos, teoria dos jogos, scheduling em máquinas paralelas, programação matemática e inteligência computacional. Coordenadora de eventos científicos, editora e autora de artigos publicados em conferências e periódicos (inter)nacionais. Representante do Brasil no Centro Latinoamericano de Informática - CLEI. Representante da América Latina na IFORS (International Federation of Operational Research Societies), coordenando o Comitê para Países em Desenvolvimento, com forte atuação na África. Membro da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização e do Comitê Diretor de Competições da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atuante em ações de formação de RH,  mulheres em C&T e inovação tecnológica. Co-fundadora do Cunhantã Digital. Co-fundadora da FunTechShow, de entretenimento inteligente. Desenvolve projetos em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

  • Bruno Gadelha, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

    Bruno Gadelha é doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 2012. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software atuando principalmente nos seguintes tópicos: educação em ciência da computação, engenharia de software, sistemas colaborativos e dinâmica das multidões em contexto de entretenimento. Também atua na área de computação musical, onde trabalha em parceria com a Faculdade de Artes da UFAM.

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

“Compondo Música aleatória através Da interação: Um Ambiente De composição Baseado Na interação Com Tecnologias móveis Em espaços Públicos”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-35. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26077.

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