O Solo de Django Reinhardt em Flèche d’Or
Palavras-chave:
Django Reinhard e Miles Davis, História do bebop e jazz modal, Solo de guitarra no jazz, Jazz na FrançaResumo
Transcrição e análise do solo de Django Reinhardt na música Flèche d’Or, de sua autoria. Os aspectos estruturais e harmônicos desta obra, gravada em janeiro de 1952, revelam forte semelhança com Milestones de Miles Davis, gravada em 1958, que é a aceita como a primeira do jazz modal. O artigo apresenta, também, uma transcrição dos acentos e deslocamentos feitos pelo baterista Pierre Lemarchand, para demonstrar um erro de compasso que pode ser explicado pelo caráter inédito deste tipo de forma musical no jazz da época. A análise revela no solo de Django, uma abordagem outside tanto em termos harmônicos quanto rítmicos.
Referências
Referências de partitura
REINHARDT, Django; CUGNY, Laurent. Flèche d’or. partitura transcrita e editada por Laurent Cugny a partir da gravação do compositor no disco Django Reinhardt e sua orquestra (1952). “Le solo de Django Reinhardt dans Fléche d’Or” in: Les Cahiers du jazz, nouvelle série, nº3, 2006, p.213-218.
Referências de Gravações
DAVIS, Miles. Kind of blue. Columbia: CS 8163,1959. (LP)
_____. Milestones. Columbia: CL 1193, 1958. (LP)
REINHARDT, Django. Flèche d’Or. In: Intégrale Django Reinhart v.12 Troublant Boléro - 1950-1952. Frémeaux & Associés: FA 319 (CD2, faixa 12), 2004. (gravação original de 30 jan. 1952, Decca, Paris).
M C FARLAND, Gary; MULLIGAN, Gerry. Bridgehampton Strut. In: Mulligan ’63, The Concert Jazz Band, 1963.
CALDERAZZO, Joey; BRECKER, Michael. Midnight Voyage. In: Tales from the Hudson, Impulse Records, 1996
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