Além da música

repensando Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Autores

Palavras-chave:

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Pop art em capas de discos, Fotomontagem e representação visual.

Resumo

A discussão crítica sobre o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band tem sido consistentemente consolidada em relação à importância do álbum, especialmente em relação às inovações musicais e maneiras com que mudou a cultura do rock. Quando se menciona a capa do álbum, esta é analisada em termos de sua relação simbólica com o conteúdo das inovações musicais do disco. Entretanto, teóricos como Kenneth Womack e Todd F. Davis examinaram a relação dos Beatles com a teoria crítica, enquanto que Ian Inglis explora o trabalho cultural contido nas capas dos álbuns dos Beatles. 

Biografia do Autor

  • Sarah A. Etlinger, University of Winsconsin, Milwaukee, EUA

    Sarah Etlinger é Professora de Composição, Literatura e Comunicação na Rocky Valley College (Illinois,EUA). Possui Ph.D em Retórica e Composição (2012), com foco em estudos de novas mídias, pela University of Wisconsin-Milwaukee (EUA), Mestrado em Inglês pela Syracuse University (EUA), onde foi bolsista, e Bacharelado em Inglês pelo Skidmore College (EUA). Publicou, anteriormente, duas resenhas sobre os Beatles, um de seus temas favoritos, juntamente com novas mídias e cultura popular. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionando o iTunes e a aprendizagem de retórica por estudantes. 

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém (Belo Horizonte, Brasil, 1960) é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na UFMG, onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA. Organizou o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (1999), o IV Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996), o II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (1996) e o I Concurso Nacional de Contrabaixistas (2002). Tem representado o Brasil nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo acústico (EUA em 1993, 1995, 1997, 1999 e 2001, França em 1994, Escócia em 1998). Tem apresentado trabalhos nos congressos da International Society of Bassists Convention, SBPC, Encontros Internacionais de Contrabaixo, Encontros Nacionais da ANPPOM, GAMUT Annual Meeting - Georgia Association of Music Theory. Tem publicado dezenas de artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, análise e musicologia histórica (veja Currículo Lattes no site do CNPq). Solista premiado diversas vezes no Brasil e no exterior, é contrabaixista do Trio Novarte e da Geraes Jazz ´round. Sua obra Uma Didática da Invenção foi premiada com o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (UFG, 2000). Coordenou duas vezes o Projeto Artista Visitante da UFMG com a Oficina UAKTI (1996) e a Oficina de Luteria de Contrabaixos para Crianças (2002).

Referências

ADES, D. Photomontage. London: Thames and Hudson, 1976.

THE BEATLES. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Primeira edição em 1967. Parlophone, 1987 (Disco de áudio).

BLAKE, P. Liner Notes. In: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Com The Beatles. Primeira edição em 1967. Parlophone, 1987 (Disco de áudio).

FIEDLER, L. Cross the Border, Close the Gap. In: The Fiedler Reader. New York: Stein and Day, 1977.

GLEED, P. The Rest of You, If You’ll Just Rattle Your Jewelry: The Beatles and Questions of Mass and High Culture. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006.

GLOAG, K. Situating the 1960s: Popular Music-Postmodernism-History. Rethinking History. V.5, n.3, 2001. p.397-410.

______. All You Need is Theory? The Beatles’ Sgt. Pepper. Music & Letters, v.79, n.4, 1988, p.577-83.

HARRY, B. The Beatles Encyclopedia. London: Virgin Publishing, 1992. p.969-979.

INGLIS, I. “The Beatles Are Coming!”: Conjecture and Conviction in the Myth of Kennedy, America, and the Beatles. Popular Music and Society. v.23, n.1, 1999. p.93-108.

______. “Nothing You Can See that Isn’t Shown”: The Album Covers of the Beatles. Popular Music. v.20, n.1, 2001. p.83-97.

JONES, S.; SORGER, M. Covering Music: A Brief History and Analysis of Album Cover Design. Journal of Popular Music Studies. 1999. p.68-103.

LEVY, M. Peter Blake: Pop Art for Admass. Studio International. n.847, 1963. p.184-189.

LEWIS, M. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Variety 100. 16, October, 2005. www.variety.com/index. (Acesso em 27 de março, 2006).

LIVINGSTONE, M. Pop Art: An International Perspective. London: Royal Academy of Arts Press, 1991.

MOORE, A. F. The Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

NORTHCUTT, W. M. The Spectacle of Alienation: Death, Loss, and the Crowd in Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006. p.129-146.

SEKULA, A. Reading an Archive. Blasted Allegories. Ed Brian Wallis. MIT Press, 1987. p.114-127.

WOMACK, K.; DAVIS, F. T. Mythology, Remythology, and Demythology: The Beatles On Film. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006. p.97-110.

Referência adicional

GOLDMAN, Albert. The Lives of John Lennon. New York: William Morrow and Co., 1988.

SGT. PEPPER COVER CHARACTER SEARCH. In: http://www.peppercover.com (Acesso em 1 de março, 2013)

Arquivos adicionais

Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Além Da Música: Repensando Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38830.