Além da música
repensando Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Palavras-chave:
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Pop art em capas de discos, Fotomontagem e representação visual.Resumo
A discussão crítica sobre o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band tem sido consistentemente consolidada em relação à importância do álbum, especialmente em relação às inovações musicais e maneiras com que mudou a cultura do rock. Quando se menciona a capa do álbum, esta é analisada em termos de sua relação simbólica com o conteúdo das inovações musicais do disco. Entretanto, teóricos como Kenneth Womack e Todd F. Davis examinaram a relação dos Beatles com a teoria crítica, enquanto que Ian Inglis explora o trabalho cultural contido nas capas dos álbuns dos Beatles.
Referências
ADES, D. Photomontage. London: Thames and Hudson, 1976.
THE BEATLES. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Primeira edição em 1967. Parlophone, 1987 (Disco de áudio).
BLAKE, P. Liner Notes. In: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Com The Beatles. Primeira edição em 1967. Parlophone, 1987 (Disco de áudio).
FIEDLER, L. Cross the Border, Close the Gap. In: The Fiedler Reader. New York: Stein and Day, 1977.
GLEED, P. The Rest of You, If You’ll Just Rattle Your Jewelry: The Beatles and Questions of Mass and High Culture. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006.
GLOAG, K. Situating the 1960s: Popular Music-Postmodernism-History. Rethinking History. V.5, n.3, 2001. p.397-410.
______. All You Need is Theory? The Beatles’ Sgt. Pepper. Music & Letters, v.79, n.4, 1988, p.577-83.
HARRY, B. The Beatles Encyclopedia. London: Virgin Publishing, 1992. p.969-979.
INGLIS, I. “The Beatles Are Coming!”: Conjecture and Conviction in the Myth of Kennedy, America, and the Beatles. Popular Music and Society. v.23, n.1, 1999. p.93-108.
______. “Nothing You Can See that Isn’t Shown”: The Album Covers of the Beatles. Popular Music. v.20, n.1, 2001. p.83-97.
JONES, S.; SORGER, M. Covering Music: A Brief History and Analysis of Album Cover Design. Journal of Popular Music Studies. 1999. p.68-103.
LEVY, M. Peter Blake: Pop Art for Admass. Studio International. n.847, 1963. p.184-189.
LEWIS, M. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Variety 100. 16, October, 2005. www.variety.com/index. (Acesso em 27 de março, 2006).
LIVINGSTONE, M. Pop Art: An International Perspective. London: Royal Academy of Arts Press, 1991.
MOORE, A. F. The Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
NORTHCUTT, W. M. The Spectacle of Alienation: Death, Loss, and the Crowd in Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006. p.129-146.
SEKULA, A. Reading an Archive. Blasted Allegories. Ed Brian Wallis. MIT Press, 1987. p.114-127.
WOMACK, K.; DAVIS, F. T. Mythology, Remythology, and Demythology: The Beatles On Film. In: Reading the Beatles: Cultural Studies, Literary Criticism, and the Fab Four. Ed. Kenneth Womack e Todd F. Davis. Albany: State University of New York Press, 2006. p.97-110.
Referência adicional
GOLDMAN, Albert. The Lives of John Lennon. New York: William Morrow and Co., 1988.
SGT. PEPPER COVER CHARACTER SEARCH. In: http://www.peppercover.com (Acesso em 1 de março, 2013)
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






