Duo Concertant - Danger Man de Lewis Nielson

aspectos da escrita idiomática para contrabaixo

Autores

  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57832

Palavras-chave:

Lewis Nielson, Danger Man, contrabaixo, bateria, música de câmara, música norte-americana, composição, análise musical, instrumentação, práticas de performance.

Resumo

Este estudo enfoca a eficiência e sofisticação do compositor norte-americano Lewis Nielson na utilização de uma escrita idiomática para o contrabaixo na obra Duo Concertant-Danger Man, decorrentes de suas experiências com este instrumento em formações de câmara e, principalmente, por meio do processo de experimentação e diálogo entre ele, como compositor, e o autor do presente artigo, como instrumentista. Apresenta também uma breve análise formal e intervalar da obra. Maiores informações sobre a partitura completa e a gravação de Danger Man podem ser obtidas nos endereços <fborem@musica.ufmg.br> ou <Inielson@oberlin.net>.

Biografia do Autor

  • Fausto Borém , Universidade Federal de Minas Gerais

    é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na Escola de Música da UFMG. Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia, EUA e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA, idealizou e implantou o Mestrado em Música na UFMG e a Revista PER MUSI. Pesquisador do CNPq, tem publicado artigos nos principais periódicos nacionais (Opus, Cadernos de Estudo-Análise Musical e Educação Musical, Música Hoje, Polifonia, Pesquisa e Música, anais da ANPPOM e EINCO) e internacionais (ISB, Bass World, Double Bassist, Latin America Music Review, The Music Review) das áreas em que atua. Transcreveu e editou dezenas de obras brasileiras de câmara para o contrabaixo. Tem representado o Brasil nos principais eventos internacionais de contrabaixo (Interlochen em 1993, Avignon em 1994, Indiana em 1995, Houston em 1997, Edimburgo em 1998, lowa City em 1999). Organizou o I SNPPM (Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical) em 2000, o IV EINCO (Encontro Internacional de Contrabaixistas), o II CNCC (Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo) em 1996 e sub-coordenou o V EINCO em 2000. Como solista, foi 1º lufar no Jan Fowler Cross Scholarship Competition (EUA, 1991), 1º lugar no Concurso para Solistas do Teatro Municipal de São Paulo (1997) e 2º Lugar no Concurso Nacional de Cordas (Juiz de Fora, 1987). Recebeu ainda os prêmios University of Georgia Director's Award (EUA, 1992), UGA Outstanding Graduate Teaching Award (EUA, 1993), ο 3º Lugar no / Concurso Nacional de Análise Musical (São Paulo, 1995) e o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (Goiânia, 2000) com a obra Didática de uma Invenção para soprano, contrabaixo e piano.

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Publicado

2000-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Duo Concertant - Danger Man De Lewis Nielson: Aspectos Da Escrita idiomática Para Contrabaixo”. 2000. Per Musi, nº 02 (janeiro): 89-103. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57832.