Duo Concertant - Danger Man de Lewis Nielson
aspectos da escrita idiomática para contrabaixo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57832Palavras-chave:
Lewis Nielson, Danger Man, contrabaixo, bateria, música de câmara, música norte-americana, composição, análise musical, instrumentação, práticas de performance.Resumo
Este estudo enfoca a eficiência e sofisticação do compositor norte-americano Lewis Nielson na utilização de uma escrita idiomática para o contrabaixo na obra Duo Concertant-Danger Man, decorrentes de suas experiências com este instrumento em formações de câmara e, principalmente, por meio do processo de experimentação e diálogo entre ele, como compositor, e o autor do presente artigo, como instrumentista. Apresenta também uma breve análise formal e intervalar da obra. Maiores informações sobre a partitura completa e a gravação de Danger Man podem ser obtidas nos endereços <fborem@musica.ufmg.br> ou <Inielson@oberlin.net>.
Referências
BORÉM, Fausto. A Henrique Oswald's Sonata Op.21: an edition and transcription for double bass and piano. Athens, Georgia, EUA: Univeristy of Georgia, 1993. (Tese de doutorado).
______. Contrabaixo para compositores: uma análise de pérolas e pepinos da literatura solística, de câmara e sinfônica. In: ANAIS DO VIII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA, Articulações entre o discurso musical e o discurso sobre música. Ed. Ilza Nogueira. João Pessoa, maio, 1995, p.26-33.
______. Lucípherez de Eduardo Bértola: a colaboração compositor-performer e o desenvolvimento da escrita idiomática do contrabaixo. Opus. v.5. Rio de janeiro, agosto, 1998. p.48-75.
______. Perfect partners [: a performer-composer collaboration in Andersen Viana's Double bass Sonata]. Double Bassist. London, England. Spring 1999, n.8, p.18-21.
______. O Projeto "Pérolas" e "Pepinos" e a ampliação do repertório idiomático brasileiro para o contrabaixo: transcrições e obras resultantes da colaboração compositor-contrabaixista.In: ANAIS DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTRABAIXISTAS. Ed. Sônia Ray. Goiânia: UFG, 2000. (no prelo)
______. 250 anos de música brasileira no contrabaixo solista: aspectos idiomáticos da transcrição musical.In:ANAIS DO XII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Joel Barbosa. Salvador: UFBA, 1999. (no prelo)
NIELSON, Lewis. Danger Man. Correspondência via Internet de Lewis Nielson a Fausto Borém. From Inielson@oberlin.net to fborem@musica.ufmg.br. Quarta-feira, 30 de agosto, 2000.
______. Another question about Danger Man. Correspondência via Internet de Lewis Nielson a Fausto Borém. From Inielson@rameau.music.uga.edu to fborem@musica.ufmg.br. Quinta-feira, 17 de janeiro, 2000.
______. Duo Concertant: Danger Man. Athens, Georgia, EUA: Ed. do autor, 2000 (partitura e partes de contrabaixc e bateria).
______. Formal Persuasion. New York: Seesaw Music, 1975.
______. Interference. Athens, Georgia, EUA: Ed. do autor, 1985.
______. Lewis Nielson. Homepage: www.arches.uga/Inielson. 30 de agosto, 2000.
______. Danger Man. Correspondência de Lewis Nielson a Fausto Borém. From Inielson@oberlin.net to fborem@dedalus.lcc.ufmg.br. Domingo, 15 de outubro, 2000.
______. Me again.Correspondência via Internet de Lewis Nielson a Fausto Borém. From Inielson@rameau.music.uga.edu to fborem@musica.ufmg.br. Quarta-feira, 29 de dezembro, 1999.
______. New music in ANPPOM. Correspondência via Internet de Lewis Nielson a Fausto Borém. From Inielson@oberlin.net to fborem@musica.ufmg.br. Segunda-feira, 4 de setembro, 2000.
______. Technical, interpretative, and aesthetic issues in the performance practice of contemporary music. In: ANAIS DO I SNPPM - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL. Ed. Fausto Borém e André Cavazotti. Belo Horizonte, 2000.
RAY, Sonia. Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.