O Concerto N.1 para Contrabaixo e Orquestra de F. A. Hoffmeister

aspectos históricos, analíticos e de performance

Autores

  • Tobias Glöckler Orquestra Filarmônica de Dresden
  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Larissa Cerqueira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55286

Palavras-chave:

Franz Anton Hoffmeister, contrabaixo, violone vienense, práticas de performance, edição

Resumo

Estudo histórico, analítico e de práticas de performance sobre o Concerto N.1 para Contrabaixo e Orquestra (c.1785) do compositor alemão Franz Anton Hoffmeister, um dos principais integrantes do classicismo vienense. Aborda o contexto da escrita para o violone vienense (ou contrabaixo vienense) afinado em terças e quarta-justa e analisa traços composicionais do compositor recorrentes em outras de suas obras. Discute aspectos do manuscrito, da edição de 1966 e da edição de 2002.

Biografia do Autor

  • Tobias Glöckler , Orquestra Filarmônica de Dresden

    Tobias Glöckler, especialista em práticas de performance do violone vienense, é contrabaixista solista da Orquestra Filarmônica de Dresden, Alemanha. Tem apresentado trabalhos em diversos congressos mundiais da International Society of Bassists nos Estados Unidos e congressos europeus de contrabaixo. Consultor musical da G. Henle Verlag, publicou por esta editora o Concerto N.1 de Franz Anton Hoffmeister, a ária Per questa bella mano KV612 de W. A. Mozart e O Elefante de C. Saint-Säens. Como solista, gravou o CD Arien mit obligaten Kontrabass (Dresden, Alemanha: White House, 1998) que inclui árias para voz, contrabaixo e orquestra de W. A. Mozart, J. Sperger e Adolph Muller.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor da Escola de Música da UFMG e pesquisador do CNPq. Coordena os grupos de pesquisa ECAPMUS (Estudos em Controle e Aprendizagem Motora na Performance Musical) e PPPMUS (“Pérolas” e “Pepinos” da Performance Musical), criou e edita a revista Per Musi, implantou o Mestrado em Música na UFMG. Publica trabalhos nas áreas de performance, composição, musicologia, etnomusicologia e educação musical. Como contrabaixista, recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior

  • Larissa Cerqueira , Universidade Federal de Minas Gerais

    Larissa Agostini Cerqueira graduou-se como Bacharel em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e como Especialista em Germanística pelo ALUF - Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha), tendo sido bolsista do DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst. Contribuiu anteriormente como co-tradutora do artigo Per Questa Bella mano KV 612 de Mozart: a descoberta do manuscrito de uma ária de concerto para voz baixo e contrabaixo obligato e de uma prática de performance de “afinação equivocada” de Tobias Glöckler (Per Musi, n.1, 2000, p.25-39).

Referências

ADAMS, Stuart John. Franz Anton Hoffmeister: A general survey of his life and career with a critical study of the flute music, together with a thematic catalog. Aberystwyth: University of Wales, 1983 (Dissertação de Doutorado, Ph.D. Thesis).

BIBA, Otto. Die Wiener Kirchenmusik um 1783. In: Jahrbuch für österreichsiche Kulturgeschichte 1/2. Eisenstadt, 1971.

DREYFUS, Laurence. Bach’s Continuo Group: Players and Practices in His Vocal Works. Cambridge, Massachussets, Harvard University Press, 1987.

FOCHT, Josef. Der Wiener Kontrabass. Spieltechnik und Aufführungspraxis.Musik und Instrumente. Tutzing: Schneider, 1999.

GLÖCKLER, Tobias. Per questa bella mano KV 612 de Mozart: a redescoberta do manuscrito de uma ária de concerto para voz e contrabaixo obligato e a reabilitação de uma prática de performance de “afinação equivocada”. Trad. Fausto Borém e Larissa Cerqueira. Per Musi. n.1. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.25-39.

______.Vienese revived. Double Bassist. n.27, Winter 2003. London: Strad, 2003. p.60-63.

______. Fancy work. Double Bassist. n.28 Spring 2004. London: Strad, 2004. p.54-59.

HAUSNER, Henry H.F.A. Hoffmeister, Komponist und Verleger. In: Mitteilungen der Internationaler Stiftung Mozarteum 38. Salzburg, 1990.

HOFFMEISTER, Franz Anton. Hoffmeister (Ed. Glöeckler) Double Bass Concerto Nº.1, 2nd movement. Prefácio de Tobias Glöeckler. Double Bassist. n.27, Winter 2003. London: Strad, 2003. p.39-48.

______. Kontrabasskonzert N.1 mit obligater Violine. Edição, prefácio,cadências, dedilhados e arcadas de Tobias Glöckler. Redução de piano em Dó e Ré de Christoph Sobanski Klavierauszug. Munique: G. Henle Verlag, 2002.

______. Kontrabasskonzert N.1. N.7389. Edição de Konrad Siebach. Leipzig: Friedrich Hoffmeister Musikverlag, 1966.

MEIER Adolf. Konzertante Musik für Kontrabass in der Wiener Klassik, In: Schriften zur Musik. Walter Kolneder (Org.). Munique/Salzburg: Musikverlag Emil Katzbichler, 1969.

MOZART, W. A. Verzeichnis aller meiner Werke [Índice de todas as minhas obras]. Viena: E. H. Mueller v. Asow, 1965.

PLANYASKY, Alfred. Geschichte des Kontrabasses. Tutzing, 1984.

SADIE, Stanley, ed. The Norton/Grove concise encyclopedia of music. Alison Lathan, Ed. Assistente. New York: W. W. Norton, 1988.

SZEDL´AK, Béla. Sperger ohne Kompromisse In: ESTA-Nachrichten v.44, 2000.

TRUMPF, Klaus. Palestra proferida no 2º Seminário de Contrabaixo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Org. Florian Pertzborn. Porto, Portugal: Junho, 1998.

MOZART, Leopold. Versuch einer gruendlichen Violinschule. 1a. ed. Augsburg: (ed. autor), 1756. (Facsimile Reprint published by Baerenreiter, Kassel, 1995).

WEINMANN, Alexander. Die Wiener Verlagswerke von F.A. Hoffmeister. Viena, 1982.

______. Hoffmeister. In: The New Grove Dicitonary of Music and Muicians. Stanley Sadie e John Tyrrell, (Eds.) Londres: Macmillan, 2001.

Downloads

Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“O Concerto N.1 Para Contrabaixo E Orquestra De F. A. Hoffmeister: Aspectos históricos, analíticos E De Performance”. 2006. Per Musi, nº 14 (julho): 93-107. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55286.