A música francesa reconfigurada no jazz modal de Bill Evans
Palavras-chave:
Ecletismo de Bill Evans, Hibridismo em música, Música francesa e jazz modal jazz, Transformação e improvisação musical, Influência entre música erudita e popularResumo
Embora seja senso comum que a música francesa, especialmente a do século XX, tenha exercido influência no estilo improvisatório do pianista de jazz norte-americano Bill Evans (1929-1980), a importância deste papel é raramente abordada em estudos bem fundamentados. Por meio dos textos de RAVEL (1928) e outros, argumento que, particularmente com o repertório francês, Evans descobriu uma afinidade e catalisador para suas prioridades de improvisação: lirismo, linhas polifônicas, uma rica paleta de 7as e 9as, texturas requintadas, voicings e timbres – um veículo para sua expressividade e imaginação. Da mesma forma, é intrigante observar como uma música francesa relativamente velha tenha sobrevivido e se reconfigurado - como um camaleão - dentro de um novo contexto do pós-guerra.
Referências
BERLINER, P. F. Picking notes out of thin air? In: Thinking in jazz: the infinite art of improvisation (Org. P. F. Berliner). Chicago: University of Chicago Press, 1994, p.1-17.
BLOOM, H. The Anxiety of influence: A Theory of poetry. Nova Iorque: Oxford University Press, 1973.
DAVIS, M.; TROUPE, Q. Miles: the autobiography. Londres: Macmillan, 1989.
ELIOT, T. S. Tradition and the individual talent [1919]. In: Selected essays. Londres: Faber, 1951, p.13-22.
ENSTICE, W.; RUBIN, P. Jazz spoken here. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1992.
GINIBRE, J. L. Il parle, le trio dont on parle. Jazz Magazine, 1965, n.116, p.28-33.
______. Bill Evans: Time remembered. Jazz Times, 1997, v.27, n.1, p.32-35, 38, 144-145 (Republicação traduzida da entrevista de 1965).
HODEIR, A. Jazz: its evolution and essence. Londres: Jazz Book Club, 1958.
ISRAELS, C. Bill Evans (1929-80): A musical memoir. Musical Quarterly, 1985, v.71, n.2, p.109-115.
LEES, G. The poet: Bill Evans. In: Reading jazz: a gathering of autobiography, reportage, and criticism from 1919 to now (Ed. R. Gottlieb). Londres: Bloomsbury, 1997, p.419-444.
MAWER, D. Musical objects and machines. In: The Cambridge companion to Ravel (Ed. D. Mawer). Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 47- 67.
PETTINGER, P. Bill Evans: how my heart sings. New Haven: Yale University Press, 1988.
RAVEL, M. Contemporary music. Rice Institute Pamphlet, 1928, v.15, n.2, p.131-145.
STRAUS. J. N. Remaking the past: musical modernism and the influence of the tonal tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
Partituras e transcrições
AIKIN, J. Bill Evans: Peace Piece (Transcription). (Contemporary) Keyboard Magazine, 1980, v.6, n.6, p.46-49.
CHOPIN, F. Berceuse Op. 57. In: Chopin album. Londres: Bosworth Edition, s.d.
DAVIS, M. Kind of blue. Partituras transcritas por R. Du Boff, M. Vinci, M. Davis e J. Davis. Milwaukee: Hal-Leonard, s.d. [c.2000].
EVANS, Bill. Peace Piece de Bill Evans. Transcrição de Jim Aikin. Per Musi. v.28. Belo Horizonte: UFMG, 2013. p.15-20.
JOLIVET, A. La princesse de Bali. In: Mana. Paris: Editions Jobert, 2002.
MESSIAEN, O. Catalogue d’oiseaux. Paris: Editions Alphonse Leduc, 1964.
MILHAUD, D. La création du monde. Paris: Editions Max Eschig, 1923.
RAVEL, M. Valses nobles et sentimentales. Paris: Editions Durand, 1911.
______. Sonate pour violon et piano. Paris: Editions Durand, 1927.
______. Concerto pour la main gauche. Paris: Editions Durand, 1931.
______. Concerto pour piano et orchestre. Paris: Editions Durand, 1932.
Gravações
DAVIS, M. Kind of blue. (CD CK 64935). Columbia, 1959.
EVANS, B. Peace piece. In: Everybody digs Bill Evans (CD Riverside 291). Riverside, 1958.
______. Pavane, Blue interlude. In: Bill Evans Trio with Symphony Orchestra (CD V6 8640). Verve, 1965.
THIBAUDET, J. Y. Conversations with Bill Evans (CD B0000042H1). Decca, 1997.
Bibliografia adicional
BRUBECK, D. 1959: The beginning of beyond. In: The Cambridge companion to jazz (Eds. M. Cooke e D. Horn). Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p.177-201.
GRIDLEY, M. Jazz styles: history and analysis. 4a ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1994.
KAHN, A. Kind of Blue: the making of the Miles Davis masterpiece. Londres: Granta Books, 2000.
KERNFELD, B. Improvisation. In: What to Listen for in Jazz. New Haven: Yale University Press, 1995, p.119-158.
______. Miles (Dewey, III), Davis. In: The New Grove dictionary of jazz. 2a ed. (Ed. B. Kernfeld). Nova Iorque: Oxford University Press, 2002, v.1, p.573-577.
LEES, G. Meet me at Jim and Andy’s: jazz musicians and their world. Oxford: Oxford University Press, 1988.
MURRAY, E.; KERNFELD, B. Bill Evans (ii). In: The New Grove dictionary of jazz. 2a ed. (Ed. B. Kernfeld). Nova Iorque: Oxford University Press, 2002, v.1, p.723- 726.
SHADWICK, K. Jazz: legends of style. Londres: Quintet Publishing, 1998.
SHIPTON, A. A New history of jazz. Londres: Continuum, 2002.
Transcrições adicionais
MEHEGAN, J. Contemporary piano styles: Jazz Improvisation IV. New York: Watson- Guptill Publications/Simon and Schuster, 1965.
OLSEN, D. C.; ROED, T. (Eds.). The Artistry of Bill Evans. Transcrições de P. Wetzel, apresentação de C. Blancq. Miami: CPP/Belwin/Warner Bros. Publications, 1989.
Gravações adicionais
EVANS, B. New jazz conceptions (CD Riverside 223). Riverside, 1956.
______. Peri’s Scope. In: Portrait in Jazz (CD Riverside 1162). Riverside, 1959.
RUSSELL, G. The Jazz workshop (CD LPM 2534). RCA Victor, 1956.
Website
EVANS, B. www.billevanswebpages.com
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






