A música francesa reconfigurada no jazz modal de Bill Evans

Autores

Palavras-chave:

Ecletismo de Bill Evans, Hibridismo em música, Música francesa e jazz modal jazz, Transformação e improvisação musical, Influência entre música erudita e popular

Resumo

Embora seja senso comum que a música francesa, especialmente a do século XX, tenha exercido influência no estilo improvisatório do pianista de jazz norte-americano Bill Evans (1929-1980), a importância deste papel é raramente abordada em estudos bem fundamentados.  Por meio dos textos de RAVEL (1928) e outros, argumento que, particularmente com o repertório francês, Evans descobriu uma afinidade e catalisador para suas prioridades de improvisação: lirismo, linhas polifônicas, uma rica paleta de 7as e 9as, texturas requintadas, voicings e timbres – um veículo para sua expressividade e imaginação. Da mesma forma, é intrigante observar como uma música francesa relativamente velha tenha sobrevivido e se reconfigurado - como um camaleão - dentro de um novo contexto do pós-guerra.

Biografia do Autor

  • Deborah Mawer, Lancaster University (Inglaterra)

    Professora Senior da Universidade de Lancaster, Inglaterra, e há muito tempo interessada nas interações entre a música francesa e os primórdios do jazz e blues, publicou quatro livros sobre a música francesa do século XX. Seu livro Darius Milhaud: Modality and Structure in Music of the 1920s (1997) apresenta um estudo de caso sobre o balé inspirado no jazz, La Création du monde. Já o livro Ravel Studies (2010) inclui o capítulo Crossing Borders: Ravel’s Theory and Practice of Jazz. O artigo “Parisomania? Jack Hylton and the French Connection” foi publicado no Journal of the Royal Musical Association (2008), enquanto que “Jazzing a Classic: Hylton and Stravinsky’s Mavra at the Paris Opéra” foi publicado no periódico Twentieth-Century Music (2009). No seu projeto atual, French Music in Conversation with Jazz, discute duas interações entre a música erudita e o jazz: primeiro, a música francesa do entre-guerras e os primórdios do jazz; segundo, o impacto da música francesa no jazz modal da década de 1950. O presente artigo, publicado em Per Musi é um texto em processo sobre o segundo tema. Publicou também os livros The Cambridge Companion to Ravel (2000) e The Ballets of Maurice Ravel: Creation and Interpretation (2006). Entre os periódicos que publicaram seus artigos estão o Journal of the Royal Musical Association, Twentieth-Century Music, Music and Letters, Journal of Music Theory, Music Theory Online, Opera Quarterly, French History e o British Journal of Music Education.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professor Titular da UFMG, onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, publicou dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia da música popular e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor.

Referências

BERLINER, P. F. Picking notes out of thin air? In: Thinking in jazz: the infinite art of improvisation (Org. P. F. Berliner). Chicago: University of Chicago Press, 1994, p.1-17.

BLOOM, H. The Anxiety of influence: A Theory of poetry. Nova Iorque: Oxford University Press, 1973.

DAVIS, M.; TROUPE, Q. Miles: the autobiography. Londres: Macmillan, 1989.

ELIOT, T. S. Tradition and the individual talent [1919]. In: Selected essays. Londres: Faber, 1951, p.13-22.

ENSTICE, W.; RUBIN, P. Jazz spoken here. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1992.

GINIBRE, J. L. Il parle, le trio dont on parle. Jazz Magazine, 1965, n.116, p.28-33.

______. Bill Evans: Time remembered. Jazz Times, 1997, v.27, n.1, p.32-35, 38, 144-145 (Republicação traduzida da entrevista de 1965).

HODEIR, A. Jazz: its evolution and essence. Londres: Jazz Book Club, 1958.

ISRAELS, C. Bill Evans (1929-80): A musical memoir. Musical Quarterly, 1985, v.71, n.2, p.109-115.

LEES, G. The poet: Bill Evans. In: Reading jazz: a gathering of autobiography, reportage, and criticism from 1919 to now (Ed. R. Gottlieb). Londres: Bloomsbury, 1997, p.419-444.

MAWER, D. Musical objects and machines. In: The Cambridge companion to Ravel (Ed. D. Mawer). Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 47- 67.

PETTINGER, P. Bill Evans: how my heart sings. New Haven: Yale University Press, 1988.

RAVEL, M. Contemporary music. Rice Institute Pamphlet, 1928, v.15, n.2, p.131-145.

STRAUS. J. N. Remaking the past: musical modernism and the influence of the tonal tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

Partituras e transcrições

AIKIN, J. Bill Evans: Peace Piece (Transcription). (Contemporary) Keyboard Magazine, 1980, v.6, n.6, p.46-49.

CHOPIN, F. Berceuse Op. 57. In: Chopin album. Londres: Bosworth Edition, s.d.

DAVIS, M. Kind of blue. Partituras transcritas por R. Du Boff, M. Vinci, M. Davis e J. Davis. Milwaukee: Hal-Leonard, s.d. [c.2000].

EVANS, Bill. Peace Piece de Bill Evans. Transcrição de Jim Aikin. Per Musi. v.28. Belo Horizonte: UFMG, 2013. p.15-20.

JOLIVET, A. La princesse de Bali. In: Mana. Paris: Editions Jobert, 2002.

MESSIAEN, O. Catalogue d’oiseaux. Paris: Editions Alphonse Leduc, 1964.

MILHAUD, D. La création du monde. Paris: Editions Max Eschig, 1923.

RAVEL, M. Valses nobles et sentimentales. Paris: Editions Durand, 1911.

______. Sonate pour violon et piano. Paris: Editions Durand, 1927.

______. Concerto pour la main gauche. Paris: Editions Durand, 1931.

______. Concerto pour piano et orchestre. Paris: Editions Durand, 1932.

Gravações

DAVIS, M. Kind of blue. (CD CK 64935). Columbia, 1959.

EVANS, B. Peace piece. In: Everybody digs Bill Evans (CD Riverside 291). Riverside, 1958.

______. Pavane, Blue interlude. In: Bill Evans Trio with Symphony Orchestra (CD V6 8640). Verve, 1965.

THIBAUDET, J. Y. Conversations with Bill Evans (CD B0000042H1). Decca, 1997.

Bibliografia adicional

BRUBECK, D. 1959: The beginning of beyond. In: The Cambridge companion to jazz (Eds. M. Cooke e D. Horn). Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p.177-201.

GRIDLEY, M. Jazz styles: history and analysis. 4a ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1994.

KAHN, A. Kind of Blue: the making of the Miles Davis masterpiece. Londres: Granta Books, 2000.

KERNFELD, B. Improvisation. In: What to Listen for in Jazz. New Haven: Yale University Press, 1995, p.119-158.

______. Miles (Dewey, III), Davis. In: The New Grove dictionary of jazz. 2a ed. (Ed. B. Kernfeld). Nova Iorque: Oxford University Press, 2002, v.1, p.573-577.

LEES, G. Meet me at Jim and Andy’s: jazz musicians and their world. Oxford: Oxford University Press, 1988.

MURRAY, E.; KERNFELD, B. Bill Evans (ii). In: The New Grove dictionary of jazz. 2a ed. (Ed. B. Kernfeld). Nova Iorque: Oxford University Press, 2002, v.1, p.723- 726.

SHADWICK, K. Jazz: legends of style. Londres: Quintet Publishing, 1998.

SHIPTON, A. A New history of jazz. Londres: Continuum, 2002.

Transcrições adicionais

MEHEGAN, J. Contemporary piano styles: Jazz Improvisation IV. New York: Watson- Guptill Publications/Simon and Schuster, 1965.

OLSEN, D. C.; ROED, T. (Eds.). The Artistry of Bill Evans. Transcrições de P. Wetzel, apresentação de C. Blancq. Miami: CPP/Belwin/Warner Bros. Publications, 1989.

Gravações adicionais

EVANS, B. New jazz conceptions (CD Riverside 223). Riverside, 1956.

______. Peri’s Scope. In: Portrait in Jazz (CD Riverside 1162). Riverside, 1959.

RUSSELL, G. The Jazz workshop (CD LPM 2534). RCA Victor, 1956.

Website

EVANS, B. www.billevanswebpages.com

Arquivos adicionais

Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“A Música Francesa Reconfigurada No Jazz Modal De Bill Evans”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39292.