Vibrafone

uma fonte de coloridos sonoros

Autores

Palavras-chave:

Vibrafone, Performance musical, Exploração tímbrica

Resumo

O artigo aborda questões práticas relativas à performance musical no vibrafone. Conceitos técnicos para a execução do repertório destinado a esse instrumento, geralmente transmitidos via tradição oral, são aqui ilustrados e formalizados afim de estabelecer um critério mínimo na bibliografia especializada em performance musical. Para isso são utilizados exemplos musicais extraídos de obras consagradas no cenário musical contemporâneo. Este trabalho poderá servir como ferramenta para o desenvolvimento pedagógico e artístico de percussionistas e compositores.

Biografia do Autor

  • Fernando Chaib, Universidade de Aveiro (Portugal)

    Gradou-se em Bacharelado em Percussão pela UNESP, realizando Mestrado em Música/Performance na Universidade de Aveiro. Vencedor de prêmios como solista e músico de câmara no Brasil, na Itália e em Portugal, é membro fundador do Grupo Durum Percussão Brasil e Simantra Grupo de Percussão. Possui Cd ́s gravados com orquestras e grupos de música de câmara. Realiza concertos (a solo e diante de orquestras) e master classes nos continentes americano, asiático e europeu. Atualmente, cursa o Doutorado em Música na Universidade de Aveiro sob orientação do Prof. Dr Evgueni Zoudilkine e Prof. Dr.Miquel Bernat, sendo bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e pesquisador do INET-MD.

Referências

ALMEIDA, F. Entrevista concedida em 12/04/2007. Aveiro, Portugal.

BURTON, G. Introduction to Jazz Vibes. Nova Iorque: Creative Music, 1966.

CHAIB, F. Exploração Tímbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.

DEANE, C. Mourning Dove Sonnet. Manuscrito do autor, 1983.

FRIEDMAN, D. Vibraphone Technique: Dampening and Pedalling. Berklee Press Publications, 1973.

______. Mirror From Another – A Collection of Solo Pieces for Vibraphone. Belwin Mills, Fl. 1987.

FRUNGILLO, M. D. Dicionário de Percussão. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

LÓPEZ LÒPEZ, J. M. Cálculo Secreto. Partitura manuscrita. Madrid, 1994.

SCHAEFFER, P. Traité dês Objects Musicaux. Paris: Nouvelle Edition, 1966.

SEJOURNÉE, E. Concerto Pour Vibraphone et Orchestre à Cordes. Paris: Alphonse Leduc, 1999.

SMITH, S. S. Links, Links no.2, Links no.3. Nova Iorque: Smith Publications, 1975.

TAKEMITSU, T. Rain Tree. Tienen, Bélgica: Percussion Music Europe, 1981.

UDOW, M, WATTS, C. The Contemporary Percussionist: 20 Multiple Percussion Recital Solos. Meredith Music Publications. Ft. Lauderdale, 1986.

ZAMPRONHA, E. Entrevista concedida em 20/03/2007. Aveiro, Portugal.

______. Modelagem X-a. Partitura manuscrita, São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Vibrafone: Uma Fonte De Coloridos Sonoros”. 2012. Per Musi, nº 25 (janeiro): 1-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40125.