Tornando possível o impossível
ideias e soluções performativas em algumas obras percussivas de Iannis Xenakis
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.42072Palavras-chave:
Xenakis, Percussão, Impossível, Okho, RebondsResumo
Este artigo apresenta duas reflexões sobre Rebonds (1987-1989) e Okho (1989), obras emblemáticas de Iannis Xenakis. A perpetuação do mito do impossível como traço poético desse compositor é a principal justificativa para as práticas de simplificação e autoindulgência da comunidade percussiva em suas peças. Rebonds levou a uma reflexão mais direta sobre soluções técnicas para desafios no texto musical: a dupla apojatura (drag) e os rulos nas lâminas de madeira. Em Okho, demonstrou-se o processo dinâmico de busca de timbres no djembé, observando a tensão do que foi chamado de ‘transplante’ de material composicional de uma peça escrita para ser executada com baquetas (Rebonds) para uma executada com mãos livres. Tendo como referências bibliográficas Irlandini (2020), Solomos (1996), Soteriou (2011) e Stasi (2011), o objetivo principal deste artigo é apresentar possibilidades de soluções para performance de trechos de obras para percussão de Xenakis que suscitem a noção de ‘impossível’.
Referências
Adams, Brandon E. 2022. “Rhythmic Intricacies: A Study of Lansky, Delécluse, Xenakis, Koppel, and Hamilton”. Relatório de Mestrado, Universidade do Kansas. https://krex.k-state.edu/bitstream/handle/2097/42257/BrandonAdams2022.pdf.
Aylesworth, Gary. 2015. “Postmodernism”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Edição Primavera 2015), editado por Edward N. Zalta. https://plato.stanford.edu/archives/spr2015/entries/postmodernism/.
Barthel-Calvet, Anne-Sylvie. 2011. It's Time for Xenakis. Paris: Durand-Salabert-Eschig.
Betto, Frei. 2010. “Da utopia à topia”. Folha de São Paulo, 14 de janeiro.
Borém, Fausto, e Sonia Ray. (2012). “Pesquisa em Performance Musical no Brasil no século XXI: problemas, tendências e alternativas.” In Anais do II SIMPOM 2012 – Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 121-168. http://seer.unirio.br/simpom/article/view/8033/6901.
Delécluse, Jacques. 1969. Méthode de Caisse-claire. Paris: Alphonse Leduc Éditions Musicales.
Duinker, Ben. 2021. Rebonds: Structural Affordances, Negotiation, and Creation. MTO a Journal of the Society for Music Theory, 27 (4). https://mtosmt.org/issues/mto.21.27.4/mto.21.27.4.duinker.pdf.
Gibson, Benoît. 2005. “Self-borrowings in the Instrumental Music of Iannis Xenakis”. In Definitive Proceedings of the “International Symposium Iannis Xenakis, Athens May 2005”, editado por Makis Solomos, Anastasia Georgaki e Giorgos Zervos. https://cicm.univ-paris8.fr/ColloqueXenakis/index.html.
Harley, James. 2004. Xenakis: His life in Music. Nova Iorque e Londres: Routledge.
Irlandini, Luigi Antonio. 2020. “Non-Western Musical Instruments and Contemporary Composition”. Projeto de pesquisa, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Labrada, Leonardo Bertolini. 2014. “Possibilidades e categorias de exploração tímbrica: considerações sobre as relações intérprete/instrumento na performance”. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista (Unesp). https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123131/000828745.pdf.
Med, Bohumil. 1996. Teoria da Música. 4ª edição. Brasília: Musimed.
Pereira, Lucio Silva. 2014. “Particularidades da percussão múltipla na música solo e de câmara mista de Iannis Xenakis”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiânia. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4136/5/Dissertação - Lúcio Silva Pereira - 2014.pdf.
Reed, Brett. 2003. “Building a Set of Sixxen”. Percussive Notes, 41 (3): 48-50.
Sadie, Stanley. 1994. Dicionário Grove de Música. Edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Solomos, Makis. 1996. Iannis Xenakis. P. O. Editions. hal-01202402. https://univ-paris8.hal.science/hal-01202402v1.
Soteriou, Constantine. 2011. “Iannis Xenakis: The Analysis of Four Works for Piano Solo”. Dissertação de Mestrado, Universidade Carolina de Praga.
Stasi, Carlos. 2011. O instrumento do “Diabo”: Música, imaginação e marginalidade. São Paulo: Editora da Unesp.
Tinkel, Brian Christopher. 2009. “Rebonds B by Iannis Xenakis: Pedagogical Study and Performance Analysis”. Tese de Doutorado, Universidade de Oklahoma.
Xenakis, Iannis. (1989) 2004. Okho. Paris: Éditions Salabert.
Xenakis, Iannis. (1987-1989) 1991. Rebonds. Paris: Éditions Salabert.
Yoken, David. 1990. “Interview with Iannis Xenakis”. Percussive Notes, 28 (3): 53-58.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.