Gesto na performance da percussão, Parte 2

análise fatorial de correspondências de dados experimentais

Autores

  • Fernando Chaib Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9606-6335
  • Homero Chaib Filho Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia, Goiânia, GO
  • João Catalão SIxtrum / Université de Montreal, Canadá

Palavras-chave:

Influência do gesto na Performance, Percussão, AFC, Sensações em performance

Resumo

Este artigo, Parte 2 do mesmo estudo, apresenta os resultados do experimento “Sensação de continuidade de um trecho musical” (CHAIB et. al. 2013) analisados através da técnica estatística Análise Fatorial de Correspondências (AFC). O objetivo principal dessa análise é o de observar, através de índices, a influência do gesto na transmissão de sensações de  continuidade, suspensão e conclusão sobre a performance em percussão. Uma vez alcançado o objetivo será possível generalizar os resultados em performances realizadas sobre os mesmos moldes das apresentadas no experimento.

Biografia do Autor

  • Fernando Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fernando Chaib é Doutor e Mestre em Música/Performance pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal) e graduou-se em percussão pela UNESP. Possui prêmios como solista e camerísta em países como Itália, Portugal e Brasil. Vem atuando nos continentes asiático, europeu e americano. Tem artigos nos principais periódicos especializados em música no Brasil e em congressos no exterior. Atualmente é professor no Instituto Federal de Goiás, onde coordena o Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão - NΞP³/IFG (que integra o Centro de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão - CΞP³).

  • Homero Chaib Filho, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia, Goiânia, GO

    Homero Chaib Filho é Doutor em Matemática Aplicada pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Agrónomos de la Universidad de Madrid (Espanha), além de pesquisador aposentado pela EMBRAPA. Realizou comunicações em congressos nos continentes europeu, asiático e americano. Possui publicações nacionais e internacionais.

  • João Catalão, SIxtrum / Université de Montreal, Canadá

    João Catalão é Doutor em Música/Performance pela Universidade de Montreal (Canadá), tendo se especializado no Conservatório de Estrasburgo (França) e graduado na UFSM. É membro dos grupos de percussão KT-Z (Brasil) e Sixtrum (Canadá). Toca em países no continente europeu e americano.

Referências

BATISTA, J.M., e J. SUREDA (1987). Análisis de correspondencias y técnicas de clasificación: Su interés para la investigación en las ciencias sociales y del comportamiento. Infancia y Aprendizaje n.39/40: 171-186.

BARROSO, L. P. (2003). Analise Multivariada. Colóquio na 48a Reunião da RBRAS e 10o SEGRO. Lavras.

CHAIB, F. (2013) “Três Perspectivas Gestuais para uma Performance Percussiva: Técnica, Interpretativa e Expressiva”. Per Musi 27, p.159-181. Belo Horizonte.

________ (2012) O Gesto na Performance em Percussão: Uma Abordagem Sensorial e Performativa. Tese de Doutorado. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro.

CHAIB, F. J. CATALÃO, H. CHAIB FILHO (2013) “A Influência do Gesto na Performance em Percussão: Análise Descritiva de Dados Experimentais”. Per Musi ???. Belo Horizonte.

LEBART, L.; A. MORINEA e M. PIRON. (2002). Statistique exploratoire multidimensionnelle. 3a ed. Paris: Dunod.

SANTIAGO, P. e A. MEYEREWICZ (2009). “Considerações piercinanas sobre o gesto na performance do Grupo UAKTI”. Per Musi n.20: 83-91. Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Gesto Na Performance Da percussão, Parte 2: Análise Fatorial De Correspondências De Dados Experimentais”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38527.